Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno. |
id |
IPES_29ae6d1dc40aa3d4a904a3d09b03a9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/97 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literaturaTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRosa, Alan Crosse Duarte NegreirosTelles, Maria Valéria Leimig2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/9710.14295/idonline.v3i10.97ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 81-1171981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97/97Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telleshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
title |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
spellingShingle |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente. |
title_short |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
title_full |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
title_fullStr |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
title_sort |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura |
author |
Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros |
author_facet |
Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros Telles, Maria Valéria Leimig |
author_role |
author |
author2 |
Telles, Maria Valéria Leimig |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros Telles, Maria Valéria Leimig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente. |
topic |
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente. |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97 10.14295/idonline.v3i10.97 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v3i10.97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97/97 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telles https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telles https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 81-117 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949343170560 |