Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292 |
Resumo: | O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos. Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. |
id |
IPES_2e6f41cf4051f9d5f90518f368b5b222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/292 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de ConflitoIndisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem.O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos. Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Edilândia Carvalho deDantas, Maria de Lurdes QuaresmaCarneiro, Rita Edevanira de SáAlves, Maria Aparecida Oliveira2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/29210.14295/idonline.v8i23.292ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 23 (2014); 285-2941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292/403Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:54Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
title |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
spellingShingle |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito Sousa, Edilândia Carvalho de Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
title_full |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
title_fullStr |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
title_full_unstemmed |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
title_sort |
Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito |
author |
Sousa, Edilândia Carvalho de |
author_facet |
Sousa, Edilândia Carvalho de Dantas, Maria de Lurdes Quaresma Carneiro, Rita Edevanira de Sá Alves, Maria Aparecida Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Maria de Lurdes Quaresma Carneiro, Rita Edevanira de Sá Alves, Maria Aparecida Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Edilândia Carvalho de Dantas, Maria de Lurdes Quaresma Carneiro, Rita Edevanira de Sá Alves, Maria Aparecida Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos. Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. |
description |
O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos. Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292 10.14295/idonline.v8i23.292 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v8i23.292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292/403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 23 (2014); 285-294 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421150404608 |