Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Edilândia Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dantas, Maria de Lurdes Quaresma, Carneiro, Rita Edevanira de Sá, Alves, Maria Aparecida Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292
Resumo: O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos.  Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação  espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. 
id IPES_2e6f41cf4051f9d5f90518f368b5b222
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/292
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de ConflitoIndisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem.O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos.  Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação  espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Edilândia Carvalho deDantas, Maria de Lurdes QuaresmaCarneiro, Rita Edevanira de SáAlves, Maria Aparecida Oliveira2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/29210.14295/idonline.v8i23.292ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 23 (2014); 285-2941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292/403Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:54Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
title Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
spellingShingle Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
Sousa, Edilândia Carvalho de
Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem.
title_short Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
title_full Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
title_fullStr Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
title_full_unstemmed Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
title_sort Indisciplina na EREM Barão de Exu: Resolução de Conflito
author Sousa, Edilândia Carvalho de
author_facet Sousa, Edilândia Carvalho de
Dantas, Maria de Lurdes Quaresma
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
Alves, Maria Aparecida Oliveira
author_role author
author2 Dantas, Maria de Lurdes Quaresma
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
Alves, Maria Aparecida Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Edilândia Carvalho de
Dantas, Maria de Lurdes Quaresma
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
Alves, Maria Aparecida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem.
topic Indisciplina, Participação, Ensino-Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos.  Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação  espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. 
description O presente estudo é um relato da experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, Pernambuco, em 2013. Utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo pais, alunos e corpo docente, com o uso de textos, questionários e vídeos com discussão. As sugestões das atividades foram propostas conjuntamente, bem como as estratégias para um maior envolvimento dos alunos e da própria família no processo ensino-aprendizagem. Dentre as reflexões propostas, a indisciplina foi a que mais mobilizou os sujeitos.  Como resultados, uma série de intervenções foram sugeridas pelos envolvidos, para minimizar a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem na escola. Concluiu-se que foi uma experiência importante, de grande participação  espontânea por parte dos pais, bem como do envolvimento de todos, família, professores e dos próprios alunos em prol de uma educação com mais qualidade. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292
10.14295/idonline.v8i23.292
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v8i23.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292/403
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Edilândia Carvalho de Sousa, Maria de Lurdes Quaresma Dantas, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Maria Aparecida Oliveira Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 23 (2014); 285-294
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421150404608