Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas. |
id |
IPES_2eec0203a89931bd8a886c630cc0dbd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1186 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade EducacionalAvaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldadesO presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFonseca, Ubaldo de JesusLopes, Mário Marcos2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/118610.14295/idonline.v12i41.1186ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 124-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186/1761Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
title |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
spellingShingle |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional Fonseca, Ubaldo de Jesus Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades |
title_short |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
title_full |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
title_fullStr |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
title_full_unstemmed |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
title_sort |
Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional |
author |
Fonseca, Ubaldo de Jesus |
author_facet |
Fonseca, Ubaldo de Jesus Lopes, Mário Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Mário Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ubaldo de Jesus Lopes, Mário Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades |
topic |
Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186 10.14295/idonline.v12i41.1186 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186/1761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 124-138 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951580831744 |