Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ubaldo de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Mário Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas.
id IPES_2eec0203a89931bd8a886c630cc0dbd8
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1186
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade EducacionalAvaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldadesO presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFonseca, Ubaldo de JesusLopes, Mário Marcos2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/118610.14295/idonline.v12i41.1186ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 124-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186/1761Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
title Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
spellingShingle Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
Fonseca, Ubaldo de Jesus
Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades
title_short Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
title_full Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
title_fullStr Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
title_full_unstemmed Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
title_sort Avaliação Contínua da Aprendizagem como Indicador da Qualidade Educacional
author Fonseca, Ubaldo de Jesus
author_facet Fonseca, Ubaldo de Jesus
Lopes, Mário Marcos
author_role author
author2 Lopes, Mário Marcos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ubaldo de Jesus
Lopes, Mário Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades
topic Avaliação contínua; Graduação presencial; Rede pública estadual; Identificação e examinação; Investigação e dificuldades
description O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos critérios da avaliação contínua da aprendizagem como indicador da qualidade educacional. Tomando como base um curso de graduação presencial em uma faculdade da rede pública estadual. O embasamento teórico envolveu autores como Luckesi (1995), Masetto (2003), Hoffmann (1999), Chueriri (2008), Pacheco (1995), Perrenoud (1999), Santos (2005), Stufflebeam (1987), assim como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento de uma faculdade pública. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e classificada como bibliográfica. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, que os atuais critérios de avaliações discentes são ineficazes, devendo os mesmos passarem por uma reestruturação. Contudo, propõe-se uma mudança drástica na cultura enraizada no Brasil, onde existe uma necessidade de quantificar o desempenho dos alunos em notas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186
10.14295/idonline.v12i41.1186
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1186/1761
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Mário Marcos Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 124-138
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951580831744