As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Catarina Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Milenna Tainá Ferreira de, Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3342
Resumo: A avaliação é algo recorrente na rotina das instituições de ensino, sendo uma ferramenta de grande importância para diagnótiscos e desenvolvimento dos alunos e ela sempre será questionada e discutida, na tentativa de buscar a melhor forma. Por ser de grande importância, o tema foi amplamente estudado para o embasamento teórico da pesquisa. Sendo assim, a pesquisa tem caráter bibliográfico e também de metodologia empírica, pois a coleta de dados aconteceu com 10 profissionais da escola campo de estágio, Escola Municipal Doutor Severino Alves de Sá, na cidade de Salgueiro-PE, através de um questionário, contendo 10 perguntas. O estudo tem natureza quantitativa e qualitativa. O questionário foi idealizado para conhecer as dificuldades e as perspectivas das docentes dos anos iniciais e os resultados foram transformados em percentual para uma melhor análise dos dados. Um dos dados obtidos com o questionário é que 90% dos professores sentem dificuldades de avaliar o aluno de forma remota e outro dado alarmante é que na escola campo, devido a pandemia, os alunos regrediram no processo de aprendizagem, devido a ausência de responsáveis para o acompanhamento, a carência de acesso a meios tecnológicos, e a ausência do contato entre professor e aluno. Percebe-se que para atingir resultados positivos com os alunos, a escola necessita de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos.---Assessment is something recurrent in the routine of educational institutions, being a very important tool for diagnosis and student development, and it will always be questioned and discussed, in an attempt to find the best way. Because it is of great importance, the topic has been extensively studied for the theoretical basis of the research. Thus, the research has a bibliographic character and also an empirical methodology, as the data collection took place with 10 professionals from the internship field school, Doutor Severino Alves de Sá Municipal School, in the city of Salgueiro-PE, through a questionnaire containing 10 questions. The study is quantitative and qualitative in nature. The questionnaire was designed to understand the difficulties and perspectives of teachers in the early years and the results were transformed into percentages for a better data analysis. One of the data obtained from the questionnaire is that 90% of teachers have difficulties in evaluating the student remotely and another alarming fact is that in the field school, due to the pandemic, students regressed in the learning process, due to the absence of guardians for monitoring, lack of access to technological means, and lack of contact between teacher and student. It is noticed that to achieve positive results with students, the school needs greater participation by parents in their children's school life
id IPES_329aafe307cfb92798b796c3a057afe6
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3342
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal SchoolAvaliação; Dificuldades de aprendizagens; Ferramentas tecnológicas.A avaliação é algo recorrente na rotina das instituições de ensino, sendo uma ferramenta de grande importância para diagnótiscos e desenvolvimento dos alunos e ela sempre será questionada e discutida, na tentativa de buscar a melhor forma. Por ser de grande importância, o tema foi amplamente estudado para o embasamento teórico da pesquisa. Sendo assim, a pesquisa tem caráter bibliográfico e também de metodologia empírica, pois a coleta de dados aconteceu com 10 profissionais da escola campo de estágio, Escola Municipal Doutor Severino Alves de Sá, na cidade de Salgueiro-PE, através de um questionário, contendo 10 perguntas. O estudo tem natureza quantitativa e qualitativa. O questionário foi idealizado para conhecer as dificuldades e as perspectivas das docentes dos anos iniciais e os resultados foram transformados em percentual para uma melhor análise dos dados. Um dos dados obtidos com o questionário é que 90% dos professores sentem dificuldades de avaliar o aluno de forma remota e outro dado alarmante é que na escola campo, devido a pandemia, os alunos regrediram no processo de aprendizagem, devido a ausência de responsáveis para o acompanhamento, a carência de acesso a meios tecnológicos, e a ausência do contato entre professor e aluno. Percebe-se que para atingir resultados positivos com os alunos, a escola necessita de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos.---Assessment is something recurrent in the routine of educational institutions, being a very important tool for diagnosis and student development, and it will always be questioned and discussed, in an attempt to find the best way. Because it is of great importance, the topic has been extensively studied for the theoretical basis of the research. Thus, the research has a bibliographic character and also an empirical methodology, as the data collection took place with 10 professionals from the internship field school, Doutor Severino Alves de Sá Municipal School, in the city of Salgueiro-PE, through a questionnaire containing 10 questions. The study is quantitative and qualitative in nature. The questionnaire was designed to understand the difficulties and perspectives of teachers in the early years and the results were transformed into percentages for a better data analysis. One of the data obtained from the questionnaire is that 90% of teachers have difficulties in evaluating the student remotely and another alarming fact is that in the field school, due to the pandemic, students regressed in the learning process, due to the absence of guardians for monitoring, lack of access to technological means, and lack of contact between teacher and student. It is noticed that to achieve positive results with students, the school needs greater participation by parents in their children's school lifeINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Carla Catarina OliveiraSá, Milenna Tainá Ferreira deMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/334210.14295/idonline.v15i58.3342ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 536-5471981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3342/5232Direitos autorais 2021 Carla Catarina Oliveira Santos, Milenna Tainá Ferreira de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:28Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
title As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
spellingShingle As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
Santos, Carla Catarina Oliveira
Avaliação; Dificuldades de aprendizagens; Ferramentas tecnológicas.
title_short As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
title_full As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
title_fullStr As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
title_full_unstemmed As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
title_sort As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá / The Main Difficulties Faced by Teachers during the Pandemic for the Evaluation of Students in the Early Years at the Dr. Severino Alves de Sá Municipal School
author Santos, Carla Catarina Oliveira
author_facet Santos, Carla Catarina Oliveira
Sá, Milenna Tainá Ferreira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Sá, Milenna Tainá Ferreira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Catarina Oliveira
Sá, Milenna Tainá Ferreira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Dificuldades de aprendizagens; Ferramentas tecnológicas.
topic Avaliação; Dificuldades de aprendizagens; Ferramentas tecnológicas.
description A avaliação é algo recorrente na rotina das instituições de ensino, sendo uma ferramenta de grande importância para diagnótiscos e desenvolvimento dos alunos e ela sempre será questionada e discutida, na tentativa de buscar a melhor forma. Por ser de grande importância, o tema foi amplamente estudado para o embasamento teórico da pesquisa. Sendo assim, a pesquisa tem caráter bibliográfico e também de metodologia empírica, pois a coleta de dados aconteceu com 10 profissionais da escola campo de estágio, Escola Municipal Doutor Severino Alves de Sá, na cidade de Salgueiro-PE, através de um questionário, contendo 10 perguntas. O estudo tem natureza quantitativa e qualitativa. O questionário foi idealizado para conhecer as dificuldades e as perspectivas das docentes dos anos iniciais e os resultados foram transformados em percentual para uma melhor análise dos dados. Um dos dados obtidos com o questionário é que 90% dos professores sentem dificuldades de avaliar o aluno de forma remota e outro dado alarmante é que na escola campo, devido a pandemia, os alunos regrediram no processo de aprendizagem, devido a ausência de responsáveis para o acompanhamento, a carência de acesso a meios tecnológicos, e a ausência do contato entre professor e aluno. Percebe-se que para atingir resultados positivos com os alunos, a escola necessita de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos.---Assessment is something recurrent in the routine of educational institutions, being a very important tool for diagnosis and student development, and it will always be questioned and discussed, in an attempt to find the best way. Because it is of great importance, the topic has been extensively studied for the theoretical basis of the research. Thus, the research has a bibliographic character and also an empirical methodology, as the data collection took place with 10 professionals from the internship field school, Doutor Severino Alves de Sá Municipal School, in the city of Salgueiro-PE, through a questionnaire containing 10 questions. The study is quantitative and qualitative in nature. The questionnaire was designed to understand the difficulties and perspectives of teachers in the early years and the results were transformed into percentages for a better data analysis. One of the data obtained from the questionnaire is that 90% of teachers have difficulties in evaluating the student remotely and another alarming fact is that in the field school, due to the pandemic, students regressed in the learning process, due to the absence of guardians for monitoring, lack of access to technological means, and lack of contact between teacher and student. It is noticed that to achieve positive results with students, the school needs greater participation by parents in their children's school life
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3342
10.14295/idonline.v15i58.3342
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3342
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3342/5232
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 536-547
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951594463232