Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076 |
Resumo: | O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar. |
id |
UFGD-8_2efd54b24af3e2cc815470a125c9e30a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10076 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiênciaAlfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1007610.30612/hre.v8i15.10076Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 330-3412318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076/5848Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunhoz, Clair Moron dos SantosSantana, Cristina Fátima Pires ÁvilaFerraz, Mariolinda Rosa RomeraViegas, Elis Regina dos Santos2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10076Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
title |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
spellingShingle |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência Munhoz, Clair Moron dos Santos Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil. |
title_short |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_full |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_fullStr |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_sort |
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência |
author |
Munhoz, Clair Moron dos Santos |
author_facet |
Munhoz, Clair Moron dos Santos Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Ferraz, Mariolinda Rosa Romera Viegas, Elis Regina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Ferraz, Mariolinda Rosa Romera Viegas, Elis Regina dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Clair Moron dos Santos Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Ferraz, Mariolinda Rosa Romera Viegas, Elis Regina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil. |
topic |
Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil. |
description |
O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076 10.30612/hre.v8i15.10076 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v8i15.10076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076/5848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 330-341 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170634252288 |