Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Clair Moron dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Cristina Fátima Pires Ávila, Ferraz, Mariolinda Rosa Romera, Viegas, Elis Regina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076
Resumo: O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.
id UFGD-8_2efd54b24af3e2cc815470a125c9e30a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10076
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiênciaAlfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1007610.30612/hre.v8i15.10076Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 330-3412318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076/5848Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunhoz, Clair Moron dos SantosSantana, Cristina Fátima Pires ÁvilaFerraz, Mariolinda Rosa RomeraViegas, Elis Regina dos Santos2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10076Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
title Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
spellingShingle Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
Munhoz, Clair Moron dos Santos
Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.
title_short Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
title_full Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
title_fullStr Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
title_full_unstemmed Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
title_sort Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
author Munhoz, Clair Moron dos Santos
author_facet Munhoz, Clair Moron dos Santos
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Ferraz, Mariolinda Rosa Romera
Viegas, Elis Regina dos Santos
author_role author
author2 Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Ferraz, Mariolinda Rosa Romera
Viegas, Elis Regina dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Clair Moron dos Santos
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Ferraz, Mariolinda Rosa Romera
Viegas, Elis Regina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.
topic Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.
description O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076
10.30612/hre.v8i15.10076
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10076/5848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 330-341
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170634252288