Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Lucilene Emidio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, José Geraldo Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243
Resumo: Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização.
id IPES_356ac7218281612730f85a86977a1fed
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2243
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitatMeio Ambiente, Educação, SensibilizaçãoAlunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORProjeto-TAMAR-Faculdade-Vale-do-CricaréDomingos, Lucilene EmidioSilva, José Geraldo Ferreira da2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/224310.14295/idonline.v14i50.2243ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 823-8341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243/3858Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
title Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
spellingShingle Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
Domingos, Lucilene Emidio
Meio Ambiente, Educação, Sensibilização
title_short Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
title_full Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
title_fullStr Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
title_full_unstemmed Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
title_sort Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
author Domingos, Lucilene Emidio
author_facet Domingos, Lucilene Emidio
Silva, José Geraldo Ferreira da
author_role author
author2 Silva, José Geraldo Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Projeto-TAMAR-Faculdade-Vale-do-Cricaré
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Lucilene Emidio
Silva, José Geraldo Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente, Educação, Sensibilização
topic Meio Ambiente, Educação, Sensibilização
description Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243
10.14295/idonline.v14i50.2243
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243/3858
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 823-834
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951104778240