Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243 |
Resumo: | Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização. |
id |
IPES_36217bc40af9c3c3a9131cf4eb472f7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2243 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitatMeio Ambiente, Educação, SensibilizaçãoAlunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORProjeto-TAMAR-Faculdade-Vale-do-CricaréDomingos, Lucilene EmidioSilva, José Geraldo Ferreira da2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/224310.14295/idonline.v14i50.2243ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 823-8341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243/3858Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
title |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
spellingShingle |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat Domingos, Lucilene Emidio Meio Ambiente, Educação, Sensibilização |
title_short |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
title_full |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
title_fullStr |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
title_full_unstemmed |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
title_sort |
Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat |
author |
Domingos, Lucilene Emidio |
author_facet |
Domingos, Lucilene Emidio Silva, José Geraldo Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Geraldo Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Projeto-TAMAR-Faculdade-Vale-do-Cricaré |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Lucilene Emidio Silva, José Geraldo Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio Ambiente, Educação, Sensibilização |
topic |
Meio Ambiente, Educação, Sensibilização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização. |
description |
Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243 10.14295/idonline.v14i50.2243 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2243/3858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lucilene Emidio Domingos, José Geraldo Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 823-834 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037423552692224 |