A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453 |
Resumo: | O presente estudo objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os aportes teóricos dos seguintes autores: Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira, (2014); Sousa e Alves (2017), entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. |
id |
IPES_3931a10f772baf1e6c0cf75cb0b45422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2453 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skillsEducação; Formação continuada; CompetênciasO presente estudo objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os aportes teóricos dos seguintes autores: Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira, (2014); Sousa e Alves (2017), entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Marcia Dias deMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/245310.14295/idonline.v14i50.2453ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 476-4871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453/3836Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
title |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
spellingShingle |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills Souza, Marcia Dias de Educação; Formação continuada; Competências |
title_short |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
title_full |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
title_fullStr |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
title_full_unstemmed |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
title_sort |
A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills |
author |
Souza, Marcia Dias de |
author_facet |
Souza, Marcia Dias de Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcia Dias de Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação continuada; Competências |
topic |
Educação; Formação continuada; Competências |
description |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os aportes teóricos dos seguintes autores: Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira, (2014); Sousa e Alves (2017), entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453 10.14295/idonline.v14i50.2453 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453/3836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 476-487 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956648599552 |