A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências. |
id |
UFRGS-15_50d6a74490cdf6e1e4d03867cb5df4f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88850 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagemFormação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51186https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51187Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrinho Ferreira, Rogério ManuelPica Nunes, Ana Clara2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/88850Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
title |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
spellingShingle |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências. |
title_short |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
title_full |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
title_fullStr |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
title_full_unstemmed |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
title_sort |
A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem |
author |
Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel |
author_facet |
Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel Pica Nunes, Ana Clara |
author_role |
author |
author2 |
Pica Nunes, Ana Clara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel Pica Nunes, Ana Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências. |
topic |
Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências. |
description |
Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51186 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766338747498496 |