A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pica Nunes, Ana Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850
Resumo: Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.
id UFRGS-15_50d6a74490cdf6e1e4d03867cb5df4f5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88850
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagemFormação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51186https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51187Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrinho Ferreira, Rogério ManuelPica Nunes, Ana Clara2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/88850Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
title A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
spellingShingle A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel
Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.
title_short A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
title_full A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
title_fullStr A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
title_full_unstemmed A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
title_sort A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem
author Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel
author_facet Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel
Pica Nunes, Ana Clara
author_role author
author2 Pica Nunes, Ana Clara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrinho Ferreira, Rogério Manuel
Pica Nunes, Ana Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.
topic Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.
description Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento decompetências do professor.Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores decarreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior emPortugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dosgrupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Esteprocesso foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendodois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento decompetências.Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua édeterminante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem econhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51186
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88850/51187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338747498496