Bem-Estar Espiritual em adeptos de Religiões de Matrizes Africanas e sua Relação com o Currículo Escolar / Spiritual Welfare in African Matrix Religion Members and its Relationship with the School Curriculum Summary
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1857 |
Resumo: | O presente artigo trata de temas complexos como a espiritualidade e a educação, com enfoque nos aspectos relacionados ao currículo escolar e adeptos de religiões de matrizes africanas. Está inserido no contexto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri-CE, intitulada: Nível de Bem-estar espiritual em adeptos de religiões de matrizes africanas, De acordo com Godoy (2012), há necessidade de ampliação do currículo para que, por meio de sua implementação, prevaleça atitudes éticas, interculturais, includentes e coerentes entre a palavra e a ação de maneira inter e transdisciplinar através de uma consciência e responsabilidade consigo, com os outros e com a natureza. A construção curricular do ensino constitui aspectos culturais e ideológicos adaptados de acordo com os parâmetros e elementos políticos, econômicos e sociais. Sendo arrebatado de desigualdades ideológicas e históricas. Desta maneira, propõe-se neste estudo dialogar sobre o bem-estar espiritual e o currículo no contexto afrodescendente, esmerado por autores como: Dussel (2007), Ponce (2008), Godoy (2004;2012), Espírito-Santo (2008), Cury (2002), Yared (2009), Lukoff (2003), Silva (1999), Moreira (1994; 2001; 2003) que dissertaram sobre a relação entre a educação, espiritualidade e currículo na perspectiva da alteridade, solidariedade, libertação, liberdade de pensamento, cultura, educação fundante de cidadania, educação enquanto cultua, fé, consciência, responsabilidade e teorias curriculares buscando entender como essas dimensões curriculares e o bem estar espiritual influenciam na vida das pessoas. |
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Bem-Estar Espiritual em adeptos de Religiões de Matrizes Africanas e sua Relação com o Currículo Escolar / Spiritual Welfare in African Matrix Religion Members and its Relationship with the School Curriculum SummaryEspiritualidade. Religiões de Matrizes Africanas. Currículo.O presente artigo trata de temas complexos como a espiritualidade e a educação, com enfoque nos aspectos relacionados ao currículo escolar e adeptos de religiões de matrizes africanas. Está inserido no contexto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri-CE, intitulada: Nível de Bem-estar espiritual em adeptos de religiões de matrizes africanas, De acordo com Godoy (2012), há necessidade de ampliação do currículo para que, por meio de sua implementação, prevaleça atitudes éticas, interculturais, includentes e coerentes entre a palavra e a ação de maneira inter e transdisciplinar através de uma consciência e responsabilidade consigo, com os outros e com a natureza. A construção curricular do ensino constitui aspectos culturais e ideológicos adaptados de acordo com os parâmetros e elementos políticos, econômicos e sociais. Sendo arrebatado de desigualdades ideológicas e históricas. Desta maneira, propõe-se neste estudo dialogar sobre o bem-estar espiritual e o currículo no contexto afrodescendente, esmerado por autores como: Dussel (2007), Ponce (2008), Godoy (2004;2012), Espírito-Santo (2008), Cury (2002), Yared (2009), Lukoff (2003), Silva (1999), Moreira (1994; 2001; 2003) que dissertaram sobre a relação entre a educação, espiritualidade e currículo na perspectiva da alteridade, solidariedade, libertação, liberdade de pensamento, cultura, educação fundante de cidadania, educação enquanto cultua, fé, consciência, responsabilidade e teorias curriculares buscando entender como essas dimensões curriculares e o bem estar espiritual influenciam na vida das pessoas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Kátissa Galgania Feitosa CoutinhoQuirino, Glauberto da Silva2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/185710.14295/idonline.v13i45.1857ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 571-5801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1857/2702Direitos autorais 2021 Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Glauberto da Silva Quirinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente artigo trata de temas complexos como a espiritualidade e a educação, com enfoque nos aspectos relacionados ao currículo escolar e adeptos de religiões de matrizes africanas. Está inserido no contexto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri-CE, intitulada: Nível de Bem-estar espiritual em adeptos de religiões de matrizes africanas, De acordo com Godoy (2012), há necessidade de ampliação do currículo para que, por meio de sua implementação, prevaleça atitudes éticas, interculturais, includentes e coerentes entre a palavra e a ação de maneira inter e transdisciplinar através de uma consciência e responsabilidade consigo, com os outros e com a natureza. A construção curricular do ensino constitui aspectos culturais e ideológicos adaptados de acordo com os parâmetros e elementos políticos, econômicos e sociais. Sendo arrebatado de desigualdades ideológicas e históricas. Desta maneira, propõe-se neste estudo dialogar sobre o bem-estar espiritual e o currículo no contexto afrodescendente, esmerado por autores como: Dussel (2007), Ponce (2008), Godoy (2004;2012), Espírito-Santo (2008), Cury (2002), Yared (2009), Lukoff (2003), Silva (1999), Moreira (1994; 2001; 2003) que dissertaram sobre a relação entre a educação, espiritualidade e currículo na perspectiva da alteridade, solidariedade, libertação, liberdade de pensamento, cultura, educação fundante de cidadania, educação enquanto cultua, fé, consciência, responsabilidade e teorias curriculares buscando entender como essas dimensões curriculares e o bem estar espiritual influenciam na vida das pessoas. |
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