A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jurandi Afonso de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696
Resumo: O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. 
id IPES_3c2be772036a4529d00451ea817d100b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/696
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – PernambucoContribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Jurandi Afonso deVideira, Márcia Cristina Moraes Cotas2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69610.14295/idonline.v11i34.696ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 372-4001981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696/976Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
title A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
spellingShingle A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
Sousa, Jurandi Afonso de
Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.
title_short A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
title_full A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
title_fullStr A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
title_full_unstemmed A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
title_sort A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
author Sousa, Jurandi Afonso de
author_facet Sousa, Jurandi Afonso de
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
author_role author
author2 Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jurandi Afonso de
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
dc.subject.por.fl_str_mv Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.
topic Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.
dc.description.none.fl_txt_mv O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. 
description O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696
10.14295/idonline.v11i34.696
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i34.696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696/976
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 372-400
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430070640640