A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696 |
Resumo: | O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. |
id |
IPES_605de27441808fcc407f3b1d9759eb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/696 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – PernambucoContribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Jurandi Afonso deVideira, Márcia Cristina Moraes Cotas2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69610.14295/idonline.v11i34.696ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 372-4001981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696/976Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
title |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
spellingShingle |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco Sousa, Jurandi Afonso de Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa. |
title_short |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
title_full |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
title_fullStr |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
title_full_unstemmed |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
title_sort |
A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco |
author |
Sousa, Jurandi Afonso de |
author_facet |
Sousa, Jurandi Afonso de Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
author_role |
author |
author2 |
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jurandi Afonso de Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa. |
topic |
Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa. |
description |
O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696 10.14295/idonline.v11i34.696 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i34.696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/696/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jurandi Afonso de Sousa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 372-400 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053954381578240 |