Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630 |
Resumo: | As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando. Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais mais compatíveis com as reais necessidades sociais. |
id |
IPES_3e454b354d476ff00a66e92beb94975c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2630 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher EducationPráticas pedagógicasFormação docenteNecessidades sociais.As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando. Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais mais compatíveis com as reais necessidades sociais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263010.14295/idonline.v14i51.2630ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 703-7151981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630/4097Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Cleyde NascimentoMiguel, Joelson Rodrigues2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2630Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
title |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
spellingShingle |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education da Silva, Cleyde Nascimento Práticas pedagógicas Formação docente Necessidades sociais. |
title_short |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
title_full |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
title_fullStr |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
title_full_unstemmed |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
title_sort |
Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education |
author |
da Silva, Cleyde Nascimento |
author_facet |
da Silva, Cleyde Nascimento Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Cleyde Nascimento Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Formação docente Necessidades sociais. |
topic |
Práticas pedagógicas Formação docente Necessidades sociais. |
description |
As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando. Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais mais compatíveis com as reais necessidades sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630 10.14295/idonline.v14i51.2630 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630/4097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 703-715 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944837439488 |