Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Cleyde Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630
Resumo: As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando.  Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais  mais compatíveis com as reais necessidades sociais.
id IPES_3e454b354d476ff00a66e92beb94975c
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2630
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher EducationPráticas pedagógicasFormação docenteNecessidades sociais.As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando.  Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais  mais compatíveis com as reais necessidades sociais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263010.14295/idonline.v14i51.2630ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 703-7151981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630/4097Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Cleyde NascimentoMiguel, Joelson Rodrigues2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2630Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
title Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
spellingShingle Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
da Silva, Cleyde Nascimento
Práticas pedagógicas
Formação docente
Necessidades sociais.
title_short Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
title_full Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
title_fullStr Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
title_full_unstemmed Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
title_sort Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education
author da Silva, Cleyde Nascimento
author_facet da Silva, Cleyde Nascimento
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Cleyde Nascimento
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Formação docente
Necessidades sociais.
topic Práticas pedagógicas
Formação docente
Necessidades sociais.
description As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando.  Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais  mais compatíveis com as reais necessidades sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630
10.14295/idonline.v14i51.2630
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2630/4097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cleyde Nascimento da Silva, Joelson Rodrigues Miguel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 703-715
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944837439488