Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Deziane Costa da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2639
Resumo: A construção de um currículo flexível e adaptado à realidade dos estudantes, objetiva, não apenas a permanência desses alunos em sala de aula, mas sobretudo um real avanço do potencial de aprendizado destes. Para os gestores deste processo de ensino-aprendizagem, representa um desafio desenvolver estratégias inclusivas e significativas que possam abranger todas as modalidades de ensino.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas inclusivas no âmbito escolar. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Carara (2016); Carvalho (2012); Comenius (2012); Freire (2012); Mantoan (2002; 2006); Mendes; Gonçalves; Vilaronga e Zerbato (2014); Sánchez e Teodoro (2006); Santana (2000); Valle e Connor(2014); Vygotski (2001), dentre outros. Os resultados demonstraram que enquanto a realidade de muitas escolas não avançarem no que diz respeito a estrutura e recursos, boa formação e qualificação dos docentes, bem como no uso de tecnologias e novas práticas inclusivas, a educação dificilmente mudará. A educação hoje no Brasil, urge por políticas públicas que facilitem a inclusão nas escolas, para que possam desenvolver todas as suas múltiplas aptidões de maneira mais eficaz. É evidente que muito há que se fazer para a construção de práticas pedagógicas que incluam o aluno com necessidades educacionais especiais no cenário educacional. 
id IPES_7ce067c298326deece4adf4c61bd80f6
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2639
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School EnvironmentPráticas pedagógicas; Escola inclusiva; Necessidades educacionaisA construção de um currículo flexível e adaptado à realidade dos estudantes, objetiva, não apenas a permanência desses alunos em sala de aula, mas sobretudo um real avanço do potencial de aprendizado destes. Para os gestores deste processo de ensino-aprendizagem, representa um desafio desenvolver estratégias inclusivas e significativas que possam abranger todas as modalidades de ensino.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas inclusivas no âmbito escolar. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Carara (2016); Carvalho (2012); Comenius (2012); Freire (2012); Mantoan (2002; 2006); Mendes; Gonçalves; Vilaronga e Zerbato (2014); Sánchez e Teodoro (2006); Santana (2000); Valle e Connor(2014); Vygotski (2001), dentre outros. Os resultados demonstraram que enquanto a realidade de muitas escolas não avançarem no que diz respeito a estrutura e recursos, boa formação e qualificação dos docentes, bem como no uso de tecnologias e novas práticas inclusivas, a educação dificilmente mudará. A educação hoje no Brasil, urge por políticas públicas que facilitem a inclusão nas escolas, para que possam desenvolver todas as suas múltiplas aptidões de maneira mais eficaz. É evidente que muito há que se fazer para a construção de práticas pedagógicas que incluam o aluno com necessidades educacionais especiais no cenário educacional. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Deziane Costa daMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263910.14295/idonline.v14i51.2639ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 880-8941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2639/4099Direitos autorais 2021 Deziane Costa da Silva, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:20:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
title Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
spellingShingle Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
Silva, Deziane Costa da
Práticas pedagógicas; Escola inclusiva; Necessidades educacionais
title_short Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
title_full Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
title_fullStr Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
title_full_unstemmed Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
title_sort Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar / Inclusive Pedagogical Practices in the School Environment
author Silva, Deziane Costa da
author_facet Silva, Deziane Costa da
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Deziane Costa da
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas; Escola inclusiva; Necessidades educacionais
topic Práticas pedagógicas; Escola inclusiva; Necessidades educacionais
description A construção de um currículo flexível e adaptado à realidade dos estudantes, objetiva, não apenas a permanência desses alunos em sala de aula, mas sobretudo um real avanço do potencial de aprendizado destes. Para os gestores deste processo de ensino-aprendizagem, representa um desafio desenvolver estratégias inclusivas e significativas que possam abranger todas as modalidades de ensino.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas inclusivas no âmbito escolar. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Carara (2016); Carvalho (2012); Comenius (2012); Freire (2012); Mantoan (2002; 2006); Mendes; Gonçalves; Vilaronga e Zerbato (2014); Sánchez e Teodoro (2006); Santana (2000); Valle e Connor(2014); Vygotski (2001), dentre outros. Os resultados demonstraram que enquanto a realidade de muitas escolas não avançarem no que diz respeito a estrutura e recursos, boa formação e qualificação dos docentes, bem como no uso de tecnologias e novas práticas inclusivas, a educação dificilmente mudará. A educação hoje no Brasil, urge por políticas públicas que facilitem a inclusão nas escolas, para que possam desenvolver todas as suas múltiplas aptidões de maneira mais eficaz. É evidente que muito há que se fazer para a construção de práticas pedagógicas que incluam o aluno com necessidades educacionais especiais no cenário educacional. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2639
10.14295/idonline.v14i51.2639
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2639
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2639/4099
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Deziane Costa da Silva, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Deziane Costa da Silva, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 880-894
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956107534336