Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Fátima Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286
Resumo: Este artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações.   
id IPES_3ebf2bca8a16e987a257da82ff62be05
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2286
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual DisabilitiesDificuldade de aprendizagem. Deficiência intelectual. Síndrome de DownEste artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Maria de Fátima TeixeiraSobreira, Mariza Danielli Pereira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/228610.14295/idonline.v13i48.2286ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 294-3111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286/3452Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:36Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
title Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
spellingShingle Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
Lima, Maria de Fátima Teixeira
Dificuldade de aprendizagem. Deficiência intelectual. Síndrome de Down
title_short Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
title_full Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
title_fullStr Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
title_full_unstemmed Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
title_sort Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
author Lima, Maria de Fátima Teixeira
author_facet Lima, Maria de Fátima Teixeira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
author_role author
author2 Sobreira, Mariza Danielli Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Teixeira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem. Deficiência intelectual. Síndrome de Down
topic Dificuldade de aprendizagem. Deficiência intelectual. Síndrome de Down
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações.   
description Este artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286
10.14295/idonline.v13i48.2286
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286/3452
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 294-311
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430646308864