Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286 |
Resumo: | Este artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações. |
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Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual / Learning Disabilities of Children with Intellectual DisabilitiesDificuldade de aprendizagem. Deficiência intelectual. Síndrome de DownEste artigo discorre acerca da educação especial, suas limitações, os déficits cognitivos que se manifestam antes dos 18 anos de idade e afetam o funcionamento adaptativo dos alunos nas áreas de comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. O presente estudo tem como finalidade contribuir com a atual discussão a respeito das dificuldades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, e especialmente perceber essas dificuldades a partir do estudo de caso de uma estudante com Síndrome de Down da Escola de Ensino Fundamental Izabel da Luz em Juazeiro do Norte — CE, instituição de ensino regular. Foram realizadas pesquisas, observações, testes através de jogos e questionários aplicados à aluna e à família para enriquecer o trabalho. A aluna com D.I. (Deficiência Intelectual) frequenta o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), em sala de Recursos Multifuncionais, sendo assistida por uma equipe multifuncional da APAE. Percebeu-se, a partir dos resultados levantados, que a criança com Síndrome de Down tem elevadas chances de um desenvolvimento saudável e de externar diversas potencialidades, sem distinção de outras crianças, se contar com apoio familiar, de saúde e educacional, longe de preconceitos e discriminações. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Maria de Fátima TeixeiraSobreira, Mariza Danielli Pereira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/228610.14295/idonline.v13i48.2286ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 294-3111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2286/3452Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:36Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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