Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Byanca Eugênia Duarte da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Henry Witchael Dantas, Oliveira, Andreia B Braga de, Silva, Maria Auxiliadora Lobo, Carvalho, Maria das Graças de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109
Resumo: Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem.  O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição.  
id IPES_3f1fc3deff3015231baa1665e572bd90
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1109
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na EscolaInclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem.  O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Byanca Eugênia Duarte daMoreira, Henry Witchael DantasOliveira, Andreia B Braga deSilva, Maria Auxiliadora LoboCarvalho, Maria das Graças de2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/110910.14295/idonline.v12i40.1109ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 214-2271981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109/1617Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
title Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
spellingShingle Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
Silva, Byanca Eugênia Duarte da
Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.
title_short Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
title_full Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
title_fullStr Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
title_full_unstemmed Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
title_sort Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
author Silva, Byanca Eugênia Duarte da
author_facet Silva, Byanca Eugênia Duarte da
Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia B Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Carvalho, Maria das Graças de
author_role author
author2 Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia B Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Carvalho, Maria das Graças de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Byanca Eugênia Duarte da
Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia B Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Carvalho, Maria das Graças de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.
topic Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem.  O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição.  
description Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem.  O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109
10.14295/idonline.v12i40.1109
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109/1617
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 214-227
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425677107200