Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v12i40.1109 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109 |
Resumo: | Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição. |
id |
IPES_3f1fc3deff3015231baa1665e572bd90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1109 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na EscolaInclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Byanca Eugênia Duarte daMoreira, Henry Witchael DantasOliveira, Andreia B Braga deSilva, Maria Auxiliadora LoboCarvalho, Maria das Graças de2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/110910.14295/idonline.v12i40.1109ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 214-2271981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109/1617Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
title |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
spellingShingle |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola Silva, Byanca Eugênia Duarte da Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar. Silva, Byanca Eugênia Duarte da Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar. |
title_short |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
title_full |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
title_fullStr |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
title_sort |
Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola |
author |
Silva, Byanca Eugênia Duarte da |
author_facet |
Silva, Byanca Eugênia Duarte da Silva, Byanca Eugênia Duarte da Moreira, Henry Witchael Dantas Oliveira, Andreia B Braga de Silva, Maria Auxiliadora Lobo Carvalho, Maria das Graças de Moreira, Henry Witchael Dantas Oliveira, Andreia B Braga de Silva, Maria Auxiliadora Lobo Carvalho, Maria das Graças de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Henry Witchael Dantas Oliveira, Andreia B Braga de Silva, Maria Auxiliadora Lobo Carvalho, Maria das Graças de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Byanca Eugênia Duarte da Moreira, Henry Witchael Dantas Oliveira, Andreia B Braga de Silva, Maria Auxiliadora Lobo Carvalho, Maria das Graças de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar. |
topic |
Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição. |
description |
Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109 10.14295/idonline.v12i40.1109 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1109/1617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte da Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia B Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Maria das Graças de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 214-227 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822109003359977472 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1109 |