Diversidade Sexual no Ambiente Escolar: O Exemplo do Campus Iguatu do IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliza Marta Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendonça, Antonia Edilzerina Rodrigues de, Alves, Maria de Fátima Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1140
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre como o conceito de inclusão é tratado nas normativas e discursos institucionais. Traz como cenário o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para ilustrar por meio de exemplos concretos como se efetiva ou não a inclusão quando alargada para um público distinto da pessoa com deficiência. Aborda, embora de forma breve e incipiente, como o significado de inconsciente se manifesta nas linguagens dos regulamentos, nas falas e práticas dos que detém poder decisório entre os atores que compõem a instituição. Remete o conceito de inclusão para a diversidade sexual, no intuito de perceber a escola como reprodutora ou não de preconceitos, discriminação e violação de direitos no processo educativo.  
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