Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Carlos Mendes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Escudero, Jaime Caiceo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais.  
id IPES_41d3d9d55f953121f864a20bedd98621
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1934
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of PernambucoClima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianasO objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima Júnior, Carlos Mendes deEscudero, Jaime Caiceo2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/193410.14295/idonline.v13i46.1934ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 768-7981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934/2877Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escuderohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
title Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
spellingShingle Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
Lima Júnior, Carlos Mendes de
Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas
title_short Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
title_full Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
title_fullStr Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
title_full_unstemmed Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
title_sort Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
author Lima Júnior, Carlos Mendes de
author_facet Lima Júnior, Carlos Mendes de
Escudero, Jaime Caiceo
author_role author
author2 Escudero, Jaime Caiceo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Carlos Mendes de
Escudero, Jaime Caiceo
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas
topic Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais.  
description O objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934
10.14295/idonline.v13i46.1934
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934/2877
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escudero
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escudero
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 768-798
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433303400448