Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais. |
id |
IPES_745dd8894a5a1937b73b678209c2b4ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1934 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of PernambucoClima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianasO objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima Júnior, Carlos Mendes deEscudero, Jaime Caiceo2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/193410.14295/idonline.v13i46.1934ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 768-7981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934/2877Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escuderohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
title |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
spellingShingle |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco Lima Júnior, Carlos Mendes de Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas |
title_short |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
title_full |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
title_fullStr |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
title_sort |
Análise de Fatores Significativos do Clima Organizacional das Escolas Salesianas de Pernambuco / Significant factors analysis of the organizational climate of Schools Salesian of Pernambuco |
author |
Lima Júnior, Carlos Mendes de |
author_facet |
Lima Júnior, Carlos Mendes de Escudero, Jaime Caiceo |
author_role |
author |
author2 |
Escudero, Jaime Caiceo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Júnior, Carlos Mendes de Escudero, Jaime Caiceo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas |
topic |
Clima organizacional, Fatores significativos, Escolas salesianas |
description |
O objetivo geral deste trabalho consistiu na análise do clima organizacional das escolas salesianas de Pernambuco, na percepção de seus participantes, para implantação do Programa de Qualidade das instituições salesianas de ensino. No presente estudo, pretendeu-se observar alguns fatores considerados significativos ao estudo do clima organizacional das escolas salesianas, tais como: imagem institucional, remuneração e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação pessoal e avaliação institucional. Trata-se de um estudo de caso das escolas salesianas de Pernambuco. A população alvo desta pesquisa constitui-se dos colaboradores e usuários das escolas salesianas, com vínculo objetivamente estabelecido. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista. Conclui-se, portanto, que a melhoria do clima pode ser buscada em três frentes: reavaliação das políticas de recursos humanos; implantação de um manual de convivência; oferecimento de melhores condições físicas e materiais mais adequadas ao trabalho. Recomenda-se a implantação do Programa de Qualidade nas escolas salesianas, como meio altamente eficaz para o desenvolvimento de condições necessárias ao atendimento das expectativas pessoais, organizacionais e institucionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934 10.14295/idonline.v13i46.1934 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i46.1934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1934/2877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escudero https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carlos Mendes de Lima Júnior, Jaime Caiceo Escudero https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 768-798 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956067688448 |