Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Adriana Moura
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha, Francisco Roberto Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679
Resumo: O presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem.  
id IPES_427cc064e5278f12d55d264684396711
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/679
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Psicologia da Educação: Essência da Educação EmancipatóriaPsicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. InovaçãoO presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMaia, Adriana MouraCunha, Francisco Roberto Brito2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/67910.14295/idonline.v11i34.679ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 104-1121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679/946Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
title Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
spellingShingle Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
Maia, Adriana Moura
Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação
title_short Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
title_full Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
title_fullStr Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
title_full_unstemmed Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
title_sort Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
author Maia, Adriana Moura
author_facet Maia, Adriana Moura
Cunha, Francisco Roberto Brito
author_role author
author2 Cunha, Francisco Roberto Brito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Adriana Moura
Cunha, Francisco Roberto Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação
topic Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem.  
description O presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679
10.14295/idonline.v11i34.679
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i34.679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679/946
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 104-112
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432019943424