Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem. |
id |
IPES_e901ce0f38e52c28a453db93302a71dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/679 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia da Educação: Essência da Educação EmancipatóriaPsicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. InovaçãoO presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMaia, Adriana MouraCunha, Francisco Roberto Brito2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/67910.14295/idonline.v11i34.679ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 104-1121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679/946Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
title |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
spellingShingle |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória Maia, Adriana Moura Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação |
title_short |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
title_full |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
title_fullStr |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
title_full_unstemmed |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
title_sort |
Psicologia da Educação: Essência da Educação Emancipatória |
author |
Maia, Adriana Moura |
author_facet |
Maia, Adriana Moura Cunha, Francisco Roberto Brito |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Francisco Roberto Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Adriana Moura Cunha, Francisco Roberto Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação |
topic |
Psicologia da Educação. Humanista. Gestalt. Aprendizagem. Desenvolvimento. Inovação |
description |
O presente artigo pretende discutir a importante e essencial relação entre psicologia e educação; sob as valiosas contribuições das correntes psicológicas Humanistas e Gestalt, para o ensino-aprendizagem; menciona a incindível e vital inter-relação aprendizagem e desenvolvimento apresenta metodologias inovadoras que busca norteiar o fazer pedagógico, objetivando mudanças de pensamentos e de atitudes no cotidiano escolar, para que a educação partilhada no referido ambiente propicie o educar para a vida como um todo. O aprender precisa despertar sempre o desejo de desvendar o conhecimento, através de ações que valorizem as competências e habilidades do educando ao ser estimulado para uma prática, na qual ele é protagonista da própria aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679 10.14295/idonline.v11i34.679 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i34.679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/679/946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Adriana Moura Maia, Francisco Roberto Brito Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 104-112 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053955292790784 |