As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704 |
Resumo: | Esse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade. |
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As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender EqualityIgualdade de gênero, identidade, educação biocêntricaEsse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCampelo, Maria Helena Rodrigues2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/170410.14295/idonline.v13i45.1704ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 149-1701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704/2705Direitos autorais 2021 Maria Helena Rodrigues Campelohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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