As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Maria Helena Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704
Resumo: Esse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade.  
id IPES_f3636b06666b39e09733ad5e6264b634
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1704
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender EqualityIgualdade de gênero, identidade, educação biocêntricaEsse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCampelo, Maria Helena Rodrigues2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/170410.14295/idonline.v13i45.1704ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 149-1701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704/2705Direitos autorais 2021 Maria Helena Rodrigues Campelohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
title As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
spellingShingle As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
Campelo, Maria Helena Rodrigues
Igualdade de gênero, identidade, educação biocêntrica
title_short As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
title_full As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
title_fullStr As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
title_full_unstemmed As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
title_sort As Contribuições da Educação Biocêntrica para a Igualdade de Gênero / Contributions of Biocentric Education for Gender Equality
author Campelo, Maria Helena Rodrigues
author_facet Campelo, Maria Helena Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Maria Helena Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de gênero, identidade, educação biocêntrica
topic Igualdade de gênero, identidade, educação biocêntrica
dc.description.none.fl_txt_mv Esse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade.  
description Esse estudo sobre “As contribuições da Educação Biocêntrica para a igualdade de gênero” constitui o trabalho de conclusão de curso, resultado da minha formação na Pós-Graduação em Educação Biocêntrica, reflete o meu interesse pela temática na área sobre gênero, na atuação com mulheres, e na busca para me tornar educadora biocêntrica. A minha pesquisa nessa área articula compreensões sobre as relações construídas e reproduzidas no contexto histórico, social, político e cultural que afetam a vida das mulheres. A metodologia utilizada para esse trabalho compõe-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, uma vez que procuro trilhar um percurso teórico para compreender as categorias de análise: igualdade de gênero, identidade e educação biocêntrica, destacando conceitos como: feminismo, feminino, feminilidade. Utilizo nesse percurso as referências de teorias da Psicanálise, da Psicologia, da Educação Biocêntrica, articulando aproximações e diálogos entre os autores. Como considerações finais, proponho a Educação Biocêntrica necessária para a construção de um novo paradigma e de uma nova cultura, pautada na valorização da vida e no respeito aos seres humanos, pois o reconhecimento da diversidade entre homens e mulheres constitui uma possibilidade a ser fortalecida em nossa sociedade.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704
10.14295/idonline.v13i45.1704
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1704/2705
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Helena Rodrigues Campelo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Helena Rodrigues Campelo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 149-170
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426413207552