Diversidade Textual em Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1127 |
Resumo: | Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida, o ensino de produção de textos posto que o trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim, é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita, instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor, propondo técnicas de produções e de ajustes textuais para que o educando, quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico da pesquisa foram livros, revistas e internet, com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para a coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Tendo por objetivo compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos, referenciou-se uma sala de 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Alta Floresta – MT. Em observação, constatou-se que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja a todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada, tornando-se, mais significativa nos seus diversos contextos. |
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Diversidade Textual em Sala de Aulaprodução textual; prática docente, correção textual e plano de intervenção. Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida, o ensino de produção de textos posto que o trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim, é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita, instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor, propondo técnicas de produções e de ajustes textuais para que o educando, quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico da pesquisa foram livros, revistas e internet, com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para a coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Tendo por objetivo compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos, referenciou-se uma sala de 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Alta Floresta – MT. Em observação, constatou-se que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja a todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada, tornando-se, mais significativa nos seus diversos contextos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREscola Estadual Manoel BandeiraBack, Giselle Pupim2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/112710.14295/idonline.v12i42.1127ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 703-7171981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1127/2118Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Backhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida, o ensino de produção de textos posto que o trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim, é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita, instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor, propondo técnicas de produções e de ajustes textuais para que o educando, quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico da pesquisa foram livros, revistas e internet, com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para a coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Tendo por objetivo compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos, referenciou-se uma sala de 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Alta Floresta – MT. Em observação, constatou-se que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja a todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada, tornando-se, mais significativa nos seus diversos contextos. |
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