Diversidade Textual em Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back, Giselle Pupim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1127
Resumo:  Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida, o ensino de produção de textos posto que o trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim, é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita, instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor, propondo técnicas de produções e de ajustes textuais para que o educando, quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico da pesquisa foram livros, revistas e internet, com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para a coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Tendo por objetivo compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos, referenciou-se uma sala de 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Alta Floresta – MT. Em observação, constatou-se que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja a todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada, tornando-se, mais significativa nos seus diversos contextos.
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description  Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida, o ensino de produção de textos posto que o trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim, é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita, instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor, propondo técnicas de produções e de ajustes textuais para que o educando, quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico da pesquisa foram livros, revistas e internet, com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para a coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Tendo por objetivo compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos, referenciou-se uma sala de 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Alta Floresta – MT. Em observação, constatou-se que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja a todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada, tornando-se, mais significativa nos seus diversos contextos.
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