A produção textual no ensino médio: como ensinar, por que corrigir - pelas veredas da aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215319 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. As competências de leitura e de escrita (produção textual) são práticas sociais muito valorizadas, no entanto, os processos de ensino não têm dado conta de preparar o sujeito produtor de textos. Nesta perspectiva, é que este estudo se torna relevante. O que nesse caso pode sinalizar um caminho para contribuir com os processos de ensino da produção textual nas veredas da aula. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizadas técnicas de entrevista, da observação da sala de aula (remota) e dos registros de correção dos textos dos estudantes, feitos pela professora. O estudo tem por objeto o processo de ensino e correção da produção textual na terceira série do ensino médio. Os questionamentos que se colocam para esta pesquisa são: quando se ensina a produção textual, como se ensina e o que se ensina? Ao corrigir os textos dos alunos, como se corrige? E o que se corrige? Qual a relação entre a correção e o processo de ensino? O que é essencial ensinar quando se ensina a produzir textos? Nesse sentido, nosso intuito é reconhecer e evidenciar o processo de ensino e correção da produção textual, na terceira série do ensino médio. E para isso, adotamos os seguintes objetivos específicos: observar quais são os objetivos do professor ao eleger os conteúdos de ensino; analisar como se concretizam as propostas de produção textual; analisar os materiais utilizados pelo professor, bem como quais os conteúdos são privilegiados por ele; analisar como são abordados os conteúdos que o professor seleciona para ensinar e a metodologia aplicada e, finalmente; descrever e analisar quais e como são as intervenções que o professor faz na correção dos textos dos estudantes. O caso é específico, mas fomenta contribuições a respeito do processo de ensino e da correção da produção textual na terceira série do ensino médio. O embasamento teórico em que nos apoiamos foi MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2010a, 2010a; KOCH e ELIAS, 2010; ABAURRE e ABAURRE, 2012; GERALDI, 2012; PASSARELLI, 2012; TARDIF, 2012; HOFFMANN, 2013; RUIZ, 2018, entre outros. Os resultados evidenciam reflexões importantes acerca do ensino e da correção da produção textual em sala de aula, tais como: a relevância de se ter objetivos claros ao ensinar, a importância da formação docente (inicial e continuada), dos saberes docentes, como o domínio dos conteúdos ensinados, a autonomia do professor, entre outros aspectos imprescindíveis para apoiar, de forma profícua, os processos de ensino e correção que se desenrolam nas veredas da sala de aula. A maneira como se corrige os textos dos alunos implica maior ou menor compreensão das inadequações que são feitas. Entretanto, ensinar a produzir textos não pode dar-se de forma somente técnica visando apenas o bom desempenho para uma prova do ENEM, por exemplo, podemos até ter bons resultados como os evidenciados, no entanto, em se tratando do domínio de linguagens, ainda não alcançamos resultados satisfatórios, pois ensinar a produzir textos vai além do ensino de competências técnicas para o bom desempenho do aluno na redação em avaliações externas como o ENEM. Em nossa pesquisa, fica evidente o descompasso entre o desempenho dos alunos nas notas de redação e na área de linguagens como possível consequência de um ensino que fragmenta as aulas de Língua Portuguesa em frentes como Redação, e que focaliza o domínio estrutural dos gêneros textuais. |
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A produção textual no ensino médio: como ensinar, por que corrigir - pelas veredas da aulaTextual production in high school: how to teach, why correct - by the streets of the classProdução textualCorreção de textosEnsino médioFormação docenteTextual productionCorrection of textsHigh schoolTeacher trainingEsta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. As competências de leitura e de escrita (produção textual) são práticas sociais muito valorizadas, no entanto, os processos de ensino não têm dado conta de preparar o sujeito produtor de textos. Nesta perspectiva, é que este estudo se torna relevante. O que nesse caso pode sinalizar um caminho para contribuir com os processos de ensino da produção textual nas veredas da aula. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizadas técnicas de entrevista, da observação da sala de aula (remota) e dos registros de correção dos textos dos estudantes, feitos pela professora. O estudo tem por objeto o processo de ensino e correção da produção textual na terceira série do ensino médio. Os questionamentos que se colocam para esta pesquisa são: quando se ensina a produção textual, como se ensina e o que se ensina? Ao corrigir os textos dos alunos, como se corrige? E o que se corrige? Qual a relação entre a correção e o processo de ensino? O que é essencial ensinar quando se ensina a produzir textos? Nesse sentido, nosso intuito é reconhecer e evidenciar o processo de ensino e correção da produção textual, na terceira série do ensino médio. E para isso, adotamos os seguintes objetivos específicos: observar quais são os objetivos do professor ao eleger os conteúdos de ensino; analisar como se concretizam as propostas de produção textual; analisar os materiais utilizados pelo professor, bem como quais os conteúdos são privilegiados por ele; analisar como são abordados os conteúdos que o professor seleciona para ensinar e a metodologia aplicada e, finalmente; descrever e analisar quais e como são as intervenções que o professor faz na correção dos textos dos estudantes. O caso é específico, mas fomenta contribuições a respeito do processo de ensino e da correção da produção textual na terceira série do ensino médio. O embasamento teórico em que nos apoiamos foi MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2010a, 2010a; KOCH e ELIAS, 2010; ABAURRE e ABAURRE, 2012; GERALDI, 2012; PASSARELLI, 2012; TARDIF, 2012; HOFFMANN, 2013; RUIZ, 2018, entre outros. Os resultados evidenciam reflexões importantes acerca do ensino e da correção da produção textual em sala de aula, tais como: a relevância de se ter objetivos claros ao ensinar, a importância da formação docente (inicial e continuada), dos saberes docentes, como o domínio dos conteúdos ensinados, a autonomia do professor, entre outros aspectos imprescindíveis para apoiar, de forma profícua, os processos de ensino e correção que se desenrolam nas veredas da sala de aula. A maneira como se corrige os textos dos alunos implica maior ou menor compreensão das inadequações que são feitas. Entretanto, ensinar a produzir textos não pode dar-se de forma somente técnica visando apenas o bom desempenho para uma prova do ENEM, por exemplo, podemos até ter bons resultados como os evidenciados, no entanto, em se tratando do domínio de linguagens, ainda não alcançamos resultados satisfatórios, pois ensinar a produzir textos vai além do ensino de competências técnicas para o bom desempenho do aluno na redação em avaliações externas como o ENEM. Em nossa pesquisa, fica evidente o descompasso entre o desempenho dos alunos nas notas de redação e na área de linguagens como possível consequência de um ensino que fragmenta as aulas de Língua Portuguesa em frentes como Redação, e que focaliza o domínio estrutural dos gêneros textuais.This research was developed in the Postgraduate Program in Education at UNESP - Faculty of Science and Technology (FCT), linked to the research line “Formative Processes, Teaching and Learning”. Reading and writing skills (text production) are highly valued social practices, however, the teaching processes have not been able to prepare the text producing subject. From this perspective, this study becomes relevant. Which in this case can signal a way to contribute to the teaching processes of textual production in the classroom paths. This research has a qualitative approach, of the case study type. Interview techniques, classroom observation (remote) and correction records of students' texts, made by the teacher, were used. The object of the study is the process of teaching and correcting textual production in the third grade of high school. The questions that arise for this research are: when textual production is taught, how is it taught and what is it taught? When correcting student texts, how is it corrected? And what is corrected? What is the relationship between correction and the teaching process? What is essential to teach when teaching how to produce texts? In this sense, our aim is to highlight the process of teaching and correcting textual production in the third grade of high school. And for that, we adopted the following specific objectives: observe what the teacher's objectives are when choosing the teaching contents; analyze how the textual production proposals are implemented; analyze the materials used by the teacher, as well as which contents are privileged by him; analyze how the contents that the teacher selects to teach and the applied methodology are approached, and finally; describe and analyze what and how the teacher's interventions are in the correction of students' texts. The case is specific, but it encourages contributions regarding the teaching process and the correction of textual production in the third grade of high school. The theoretical basis on which we relied was (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2010a, 2010a; KOCH and ELIAS, 2010; ABAURRE and ABAURRE, 2012; GERALDI, 2012; PASSARELLI, 2012; TARDIF, 2012; HOFFMANN, 2013; RUIZ, 2018). between others. The results show important reflections about teaching and correcting textual production in the classroom, such as: the relevance of having clear objectives when teaching, the importance of teacher training (initial and continuing), of teaching knowledge, such as domain of the contents taught, the autonomy of the teacher, among other essential aspects to support, in a fruitful way, the teaching and correction processes that unfold in the classroom. The way in which students' texts are corrected implies greater or lesser understanding of the inadequacies that are made. However, teaching how to produce texts cannot be done in a technical way only, aiming only at the good performance for an ENEM test, for example, we can even have good results as shown, however, when it comes to the domain of languages, still we did not achieve satisfactory results, as teaching how to produce texts goes beyond teaching technical skills for the good performance of the student in writing in external assessments such as the ENEM. In our research, the mismatch between the performance of students in writing grades and in the area of languages is evident.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Geraldo, Marli de Oliveira2021-12-02T19:27:52Z2021-12-02T19:27:52Z2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21531933004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:43:41.648414Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. As competências de leitura e de escrita (produção textual) são práticas sociais muito valorizadas, no entanto, os processos de ensino não têm dado conta de preparar o sujeito produtor de textos. Nesta perspectiva, é que este estudo se torna relevante. O que nesse caso pode sinalizar um caminho para contribuir com os processos de ensino da produção textual nas veredas da aula. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizadas técnicas de entrevista, da observação da sala de aula (remota) e dos registros de correção dos textos dos estudantes, feitos pela professora. O estudo tem por objeto o processo de ensino e correção da produção textual na terceira série do ensino médio. Os questionamentos que se colocam para esta pesquisa são: quando se ensina a produção textual, como se ensina e o que se ensina? Ao corrigir os textos dos alunos, como se corrige? E o que se corrige? Qual a relação entre a correção e o processo de ensino? O que é essencial ensinar quando se ensina a produzir textos? Nesse sentido, nosso intuito é reconhecer e evidenciar o processo de ensino e correção da produção textual, na terceira série do ensino médio. E para isso, adotamos os seguintes objetivos específicos: observar quais são os objetivos do professor ao eleger os conteúdos de ensino; analisar como se concretizam as propostas de produção textual; analisar os materiais utilizados pelo professor, bem como quais os conteúdos são privilegiados por ele; analisar como são abordados os conteúdos que o professor seleciona para ensinar e a metodologia aplicada e, finalmente; descrever e analisar quais e como são as intervenções que o professor faz na correção dos textos dos estudantes. O caso é específico, mas fomenta contribuições a respeito do processo de ensino e da correção da produção textual na terceira série do ensino médio. O embasamento teórico em que nos apoiamos foi MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2010a, 2010a; KOCH e ELIAS, 2010; ABAURRE e ABAURRE, 2012; GERALDI, 2012; PASSARELLI, 2012; TARDIF, 2012; HOFFMANN, 2013; RUIZ, 2018, entre outros. Os resultados evidenciam reflexões importantes acerca do ensino e da correção da produção textual em sala de aula, tais como: a relevância de se ter objetivos claros ao ensinar, a importância da formação docente (inicial e continuada), dos saberes docentes, como o domínio dos conteúdos ensinados, a autonomia do professor, entre outros aspectos imprescindíveis para apoiar, de forma profícua, os processos de ensino e correção que se desenrolam nas veredas da sala de aula. A maneira como se corrige os textos dos alunos implica maior ou menor compreensão das inadequações que são feitas. Entretanto, ensinar a produzir textos não pode dar-se de forma somente técnica visando apenas o bom desempenho para uma prova do ENEM, por exemplo, podemos até ter bons resultados como os evidenciados, no entanto, em se tratando do domínio de linguagens, ainda não alcançamos resultados satisfatórios, pois ensinar a produzir textos vai além do ensino de competências técnicas para o bom desempenho do aluno na redação em avaliações externas como o ENEM. Em nossa pesquisa, fica evidente o descompasso entre o desempenho dos alunos nas notas de redação e na área de linguagens como possível consequência de um ensino que fragmenta as aulas de Língua Portuguesa em frentes como Redação, e que focaliza o domínio estrutural dos gêneros textuais. |
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