Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezimbra, Luciana Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Fabiana Monteiro Braga, Trindade, Victória Luzia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065
Resumo: O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. 
id IPES_4614b7ff9a3fc968520b0920badd8104
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2065
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest BahiaOdontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de OdontologiaO estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCezimbra, Luciana AraújoSouza, Fabiana Monteiro BragaTrindade, Victória Luzia Lopes2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/206510.14295/idonline.v13i47.2065ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 685-6941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065/3147Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-05T22:03:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
title Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
spellingShingle Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
Cezimbra, Luciana Araújo
Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia
title_short Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
title_full Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
title_fullStr Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
title_full_unstemmed Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
title_sort Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
author Cezimbra, Luciana Araújo
author_facet Cezimbra, Luciana Araújo
Souza, Fabiana Monteiro Braga
Trindade, Victória Luzia Lopes
author_role author
author2 Souza, Fabiana Monteiro Braga
Trindade, Victória Luzia Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezimbra, Luciana Araújo
Souza, Fabiana Monteiro Braga
Trindade, Victória Luzia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia
topic Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia
dc.description.none.fl_txt_mv O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. 
description O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065
10.14295/idonline.v13i47.2065
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065/3147
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 685-694
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434319470592