Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065 |
Resumo: | O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. |
id |
IPES_4614b7ff9a3fc968520b0920badd8104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2065 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest BahiaOdontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de OdontologiaO estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCezimbra, Luciana AraújoSouza, Fabiana Monteiro BragaTrindade, Victória Luzia Lopes2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/206510.14295/idonline.v13i47.2065ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 685-6941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065/3147Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-05T22:03:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
title |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
spellingShingle |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia Cezimbra, Luciana Araújo Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia |
title_short |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
title_full |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
title_fullStr |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
title_full_unstemmed |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
title_sort |
Fatores contribuintes para o Estresse em Discentes de Odontologia de uma Faculdade no Sudoeste Baiano / Contributing Factors to Stress in Dentistry Students at a College in Southwest Bahia |
author |
Cezimbra, Luciana Araújo |
author_facet |
Cezimbra, Luciana Araújo Souza, Fabiana Monteiro Braga Trindade, Victória Luzia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fabiana Monteiro Braga Trindade, Victória Luzia Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezimbra, Luciana Araújo Souza, Fabiana Monteiro Braga Trindade, Victória Luzia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia |
topic |
Odontologia; Estresse; Ambiente acadêmico; Discentes de Odontologia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. |
description |
O estresse é compreendido como um estado de percepção de estímulos que desencadeia inquietação emocional que compromete a hemostasia e leva o organismo a disparar um processo de adaptação com alterações psicológicas e fisiológicas. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a condição de estresse em discentes do curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior do sudoeste baiano. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico e quantitativo que foi utilizado o instrumento de questionário, com uma amostra de 117 estudantes do I, II, IX e X semestres, regularmente matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste Baiano. Resultados: Os resultados foram avaliados através da análise de dados, sendo categorizados em: características sociodemográficas dos participantes, condições de estudo e permanência no curso de Odontologia, prevalência de sinais físicos e emocionais. Dentre elas, destaca-se o nível de estresse no primeiro semestre (21,03 ± 4,62), no segundo (22,85 ± 5,14), no nono (23,28 ± 3,60) e o décimo semestre (24,92 ± 3,79). Conclusão: Em suma, os fatores estressores vivenciados por esses discentes podem interferir de forma direta na vivência acadêmica, bem como na qualidade do cuidado e segurança do paciente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065 10.14295/idonline.v13i47.2065 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2065/3147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Araújo Cezimbra, Fabiana Monteiro Braga Souza, Victória Luzia Lopes Trindade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 685-694 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037434319470592 |