Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Juliana Alves da, Silva, Tiago da, Lima, Paula Veruska Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i50.2495
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
Resumo: A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
id IPES_46ff3486105f715c9d8dd30a4bd73b49
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2495
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing processA questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMateus, Raquel da SilvaSilva, Juliana Alves daSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre de2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249510.14295/idonline.v14i50.2495ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-8951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
spellingShingle Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Mateus, Raquel da Silva
Mateus, Raquel da Silva
title_short Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_full Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_fullStr Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_full_unstemmed Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_sort Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
author Mateus, Raquel da Silva
author_facet Mateus, Raquel da Silva
Mateus, Raquel da Silva
Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
author_role author
author2 Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Raquel da Silva
Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
description A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
10.14295/idonline.v14i50.2495
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-895
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822122015354519552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2495