Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 |
Resumo: | A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
id |
IPES_46ff3486105f715c9d8dd30a4bd73b49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2495 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing processA questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMateus, Raquel da SilvaSilva, Juliana Alves daSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre de2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249510.14295/idonline.v14i50.2495ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-8951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
spellingShingle |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process Mateus, Raquel da Silva |
title_short |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_full |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_fullStr |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_sort |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
author |
Mateus, Raquel da Silva |
author_facet |
Mateus, Raquel da Silva Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Raquel da Silva Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
description |
A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 10.14295/idonline.v14i50.2495 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-895 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037434930790400 |