Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v14i50.2495 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 |
Resumo: | A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
id |
IPES_46ff3486105f715c9d8dd30a4bd73b49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2495 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing processA questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMateus, Raquel da SilvaSilva, Juliana Alves daSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre de2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249510.14295/idonline.v14i50.2495ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-8951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
spellingShingle |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process Mateus, Raquel da Silva Mateus, Raquel da Silva |
title_short |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_full |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_fullStr |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
title_sort |
Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process |
author |
Mateus, Raquel da Silva |
author_facet |
Mateus, Raquel da Silva Mateus, Raquel da Silva Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Raquel da Silva Silva, Juliana Alves da Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
description |
A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 10.14295/idonline.v14i50.2495 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-895 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822122015354519552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2495 |