Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Juliana Alves da, Silva, Tiago da, Lima, Paula Veruska Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
Resumo: A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
id IPES_46ff3486105f715c9d8dd30a4bd73b49
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2495
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing processA questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMateus, Raquel da SilvaSilva, Juliana Alves daSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre de2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249510.14295/idonline.v14i50.2495ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-8951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
spellingShingle Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
Mateus, Raquel da Silva
title_short Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_full Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_fullStr Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_full_unstemmed Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
title_sort Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process
author Mateus, Raquel da Silva
author_facet Mateus, Raquel da Silva
Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
author_role author
author2 Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Raquel da Silva
Silva, Juliana Alves da
Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
description A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito. Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
10.14295/idonline.v14i50.2495
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2495/3850
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Raquel da Silva Mateus, Juliana Alves da Silva, Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 883-895
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434930790400