Educação Especial: por uma escola para todos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653 |
Resumo: | Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas. Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização.. |
id |
IPES_4ae14da2304a78031cc699fc1492d6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/653 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Educação Especial: por uma escola para todosEducação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas. Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização.. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMatias, Luciana Varela RochaLustosa, Maria Cristina Oliveira2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65310.14295/idonline.v10i33.653ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 271-2811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653/919Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Especial: por uma escola para todos |
title |
Educação Especial: por uma escola para todos |
spellingShingle |
Educação Especial: por uma escola para todos Matias, Luciana Varela Rocha Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar. |
title_short |
Educação Especial: por uma escola para todos |
title_full |
Educação Especial: por uma escola para todos |
title_fullStr |
Educação Especial: por uma escola para todos |
title_full_unstemmed |
Educação Especial: por uma escola para todos |
title_sort |
Educação Especial: por uma escola para todos |
author |
Matias, Luciana Varela Rocha |
author_facet |
Matias, Luciana Varela Rocha Lustosa, Maria Cristina Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lustosa, Maria Cristina Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Luciana Varela Rocha Lustosa, Maria Cristina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar. |
topic |
Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas. Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização.. |
description |
Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas. Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização.. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653 10.14295/idonline.v10i33.653 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653/919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 271-281 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427495337984 |