Educação Especial: por uma escola para todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Luciana Varela Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lustosa, Maria Cristina Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653
Resumo: Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas.  Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização..  
id IPES_4ae14da2304a78031cc699fc1492d6b1
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/653
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Educação Especial: por uma escola para todosEducação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas.  Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização..  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMatias, Luciana Varela RochaLustosa, Maria Cristina Oliveira2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65310.14295/idonline.v10i33.653ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 271-2811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653/919Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial: por uma escola para todos
title Educação Especial: por uma escola para todos
spellingShingle Educação Especial: por uma escola para todos
Matias, Luciana Varela Rocha
Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.
title_short Educação Especial: por uma escola para todos
title_full Educação Especial: por uma escola para todos
title_fullStr Educação Especial: por uma escola para todos
title_full_unstemmed Educação Especial: por uma escola para todos
title_sort Educação Especial: por uma escola para todos
author Matias, Luciana Varela Rocha
author_facet Matias, Luciana Varela Rocha
Lustosa, Maria Cristina Oliveira
author_role author
author2 Lustosa, Maria Cristina Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Luciana Varela Rocha
Lustosa, Maria Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.
topic Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas.  Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização..  
description Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas.  Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização..  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653
10.14295/idonline.v10i33.653
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/653/919
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias, Maria Cristina Oliveira Lustosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 271-281
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427495337984