Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874 |
Resumo: | Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19. Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. |
id |
IPES_4f2dd9632aa1fba5b2782c1091effa9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2874 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectivesaulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19. Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSá, Elba Pedrina Batista deLemos, Sebastiana Micaela Amorim2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/287410.14295/idonline.v14i53.2874ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 422-4331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874/4538Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
title |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
spellingShingle |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives Sá, Elba Pedrina Batista de aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19 |
title_short |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
title_full |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
title_fullStr |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
title_full_unstemmed |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
title_sort |
Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives |
author |
Sá, Elba Pedrina Batista de |
author_facet |
Sá, Elba Pedrina Batista de Lemos, Sebastiana Micaela Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Sebastiana Micaela Amorim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Elba Pedrina Batista de Lemos, Sebastiana Micaela Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19 |
topic |
aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19 |
description |
Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19. Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874 10.14295/idonline.v14i53.2874 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874/4538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 422-433 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053954826174464 |