Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sílvio Francisco da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Colombo, Andrea Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801
Resumo: A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem.  Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.
id IPES_5012c2f6d1a3fc47384c1beb18aea8a7
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1801
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher EducationJogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica.A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem.  Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Sílvio Francisco daColombo, Andrea Vieira2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180110.14295/idonline.v13i45.1801ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 110-1231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801/2645Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
title Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
spellingShingle Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
Silva, Sílvio Francisco da
Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica.
title_short Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
title_full Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
title_fullStr Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
title_full_unstemmed Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
title_sort Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
author Silva, Sílvio Francisco da
author_facet Silva, Sílvio Francisco da
Colombo, Andrea Vieira
author_role author
author2 Colombo, Andrea Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sílvio Francisco da
Colombo, Andrea Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica.
topic Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem.  Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.
description A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem.  Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801
10.14295/idonline.v13i45.1801
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801/2645
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 110-123
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420876726272