Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801 |
Resumo: | A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem. Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação. |
id |
IPES_b409caab4bc75c88273b4759e467a4d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1801 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher EducationJogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica.A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem. Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Sílvio Francisco daColombo, Andrea Vieira2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180110.14295/idonline.v13i45.1801ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 110-1231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801/2645Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
title |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
spellingShingle |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education Silva, Sílvio Francisco da Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica. |
title_short |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
title_full |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
title_fullStr |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
title_full_unstemmed |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
title_sort |
Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education |
author |
Silva, Sílvio Francisco da |
author_facet |
Silva, Sílvio Francisco da Colombo, Andrea Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Colombo, Andrea Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sílvio Francisco da Colombo, Andrea Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica. |
topic |
Jogos; Microbiologia; Aprendizagem; Proposta pedagógica. |
description |
A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem. Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801 10.14295/idonline.v13i45.1801 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1801/2645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sílvio Francisco da Silva, Andrea Vieira Colombo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 110-123 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949862215680 |