A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nerivaldo Braz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575
Resumo: O objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar  a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. 
id IPES_50e25f9974352f01abdd71a8e5c01260
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/575
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PIEducação, Informática, Formação Continuada; TecnologiasO objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar  a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarvalho, Nerivaldo Braz deOliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/57510.14295/idonline.v10i32.575ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 28-401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575/781Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T12:39:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
title A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
spellingShingle A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
Carvalho, Nerivaldo Braz de
Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias
title_short A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
title_full A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
title_fullStr A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
title_full_unstemmed A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
title_sort A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
author Carvalho, Nerivaldo Braz de
author_facet Carvalho, Nerivaldo Braz de
Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de
author_role author
author2 Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nerivaldo Braz de
Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias
topic Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias
description O objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar  a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575
10.14295/idonline.v10i32.575
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i32.575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575/781
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 28-40
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956202954752