A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575 |
Resumo: | O objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. |
id |
IPES_50e25f9974352f01abdd71a8e5c01260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/575 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PIEducação, Informática, Formação Continuada; TecnologiasO objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarvalho, Nerivaldo Braz deOliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/57510.14295/idonline.v10i32.575ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 28-401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575/781Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T12:39:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
title |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
spellingShingle |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI Carvalho, Nerivaldo Braz de Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias |
title_short |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
title_full |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
title_fullStr |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
title_full_unstemmed |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
title_sort |
A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI |
author |
Carvalho, Nerivaldo Braz de |
author_facet |
Carvalho, Nerivaldo Braz de Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Nerivaldo Braz de Oliveira, Raimunda Tânia Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias |
topic |
Educação, Informática, Formação Continuada; Tecnologias |
description |
O objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575 10.14295/idonline.v10i32.575 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i32.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/575/781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Nerivaldo Braz de Carvalho, Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 28-40 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956202954752 |