Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade. |
id |
IPES_5817125de34ed4c2f4e44eb7d51f1ab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1187 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo ContábilQualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e EficáciaO presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFonseca, Ubaldo de JesusOliveira, Vinicius Motta2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/118710.14295/idonline.v12i41.1187ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 102-1231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187/1758Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
title |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
spellingShingle |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil Fonseca, Ubaldo de Jesus Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia |
title_short |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
title_full |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
title_fullStr |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
title_full_unstemmed |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
title_sort |
Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil |
author |
Fonseca, Ubaldo de Jesus |
author_facet |
Fonseca, Ubaldo de Jesus Oliveira, Vinicius Motta |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Vinicius Motta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ubaldo de Jesus Oliveira, Vinicius Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia |
topic |
Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187 10.14295/idonline.v12i41.1187 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187/1758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 102-123 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433729122304 |