Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ubaldo de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Vinicius Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade.
id IPES_5817125de34ed4c2f4e44eb7d51f1ab4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1187
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo ContábilQualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e EficáciaO presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFonseca, Ubaldo de JesusOliveira, Vinicius Motta2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/118710.14295/idonline.v12i41.1187ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 102-1231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187/1758Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
title Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
spellingShingle Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
Fonseca, Ubaldo de Jesus
Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia
title_short Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
title_full Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
title_fullStr Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
title_full_unstemmed Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
title_sort Estruturação do Processo de Formação Interna: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Contábil
author Fonseca, Ubaldo de Jesus
author_facet Fonseca, Ubaldo de Jesus
Oliveira, Vinicius Motta
author_role author
author2 Oliveira, Vinicius Motta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ubaldo de Jesus
Oliveira, Vinicius Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia
topic Qualificação e Capacitação; Processo estruturado; Desempenho; Eficiência e Eficácia
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade.
description O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um processo estruturado de formação profissional interna para a qualificação e capacitação dos colaboradores contábeis como ferramenta de maximização de resultados em uma contabilidade do recôncavo da Bahia. Está pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, e delineada como um estudo de caso, que objetivou-se gerar conhecimento de forma aplicada. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, e como técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado, testado pelo método Delphi, contemplando questões pertinentes ao objeto do estudo, e seus resultados foram apresentados por meio de tabelas. Foi constatado nesse estudo entre outros resultados, a não existência um processo estruturado de formação profissional interna. Contudo, propõe-se a criação de um processo estruturado para impactar diretamente no desempenho da equipe, tornando-os preparados para desenvolver suas funções com agilidade, atendendo com eficiência e eficácia, as demandas ora impostas pelos governos e pela sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187
10.14295/idonline.v12i41.1187
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1187/1758
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ubaldo de Jesus Fonseca, Vinicius Motta Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 102-123
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433729122304