O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Lene Félix Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Aldeir Lima dos, Brito, Maria Adriana Calixto de, Moura, Francisco Marcôncio Targino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272
Resumo: Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais.  
id IPES_59b9f9f765b53ca04c5b93d18655f8e5
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2272
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State SchoolsGestão Democrática; Processo Político; ProfissionalismoEste artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMonteiro, Lene Félix VieiraSantos, Aldeir Lima dosBrito, Maria Adriana Calixto deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227210.14295/idonline.v13i48.2272ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 198-2071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272/3447Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
title O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
spellingShingle O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
Monteiro, Lene Félix Vieira
Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo
title_short O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
title_full O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
title_fullStr O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
title_full_unstemmed O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
title_sort O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
author Monteiro, Lene Félix Vieira
author_facet Monteiro, Lene Félix Vieira
Santos, Aldeir Lima dos
Brito, Maria Adriana Calixto de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author_role author
author2 Santos, Aldeir Lima dos
Brito, Maria Adriana Calixto de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Lene Félix Vieira
Santos, Aldeir Lima dos
Brito, Maria Adriana Calixto de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo
topic Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais.  
description Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272
10.14295/idonline.v13i48.2272
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272/3447
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 198-207
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425760993280