O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272 |
Resumo: | Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais. |
id |
IPES_59b9f9f765b53ca04c5b93d18655f8e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2272 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State SchoolsGestão Democrática; Processo Político; ProfissionalismoEste artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMonteiro, Lene Félix VieiraSantos, Aldeir Lima dosBrito, Maria Adriana Calixto deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227210.14295/idonline.v13i48.2272ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 198-2071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272/3447Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
title |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
spellingShingle |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools Monteiro, Lene Félix Vieira Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo |
title_short |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
title_full |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
title_fullStr |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
title_full_unstemmed |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
title_sort |
O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools |
author |
Monteiro, Lene Félix Vieira |
author_facet |
Monteiro, Lene Félix Vieira Santos, Aldeir Lima dos Brito, Maria Adriana Calixto de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Aldeir Lima dos Brito, Maria Adriana Calixto de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Lene Félix Vieira Santos, Aldeir Lima dos Brito, Maria Adriana Calixto de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo |
topic |
Gestão Democrática; Processo Político; Profissionalismo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais. |
description |
Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272 10.14295/idonline.v13i48.2272 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2272/3447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lene Félix Vieira Monteiro, Aldeir Lima dos Santos, Maria Adriana Calixto de Brito, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 198-207 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037425760993280 |