A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Diego Hellere Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Lucas Vieira de Lima, Abreu, Márcia Kelma de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/508
Resumo: O presente artigo tem como objetivos principais: refletir sobre a prática educativo-progressista defendida por Paulo Freire; compreender a importância de uma formação docente calcada em teorias que favoreçam a autonomia dos educandos; e discutir possibilidades de docentes e discentes assumirem-se como sujeitos transformadores da realidade. Ressaltamos que este trabalho é resultado de estudos iniciais, logo a metodologia adotada foi baseada apenas por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em algumas obras do autor, dentre as quais destacamos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. De natureza qualitativa – descritiva. Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. Diante disso, aponta alternativas para a transformação da realidade educacional, enfatizando a necessidade de uma prática educativa e de uma ação crítico-reflexiva entre educadores e educandos, no que concerne ao ensino dos conteúdos escolares e a apropriação de conhecimentos necessários à essa prática. Segundo Paulo Freire, é imprescindível que esses sujeitos adotem atitudes de comparação, intervenção, escolhas, decisões e rompimentos. Portanto, que sejam seres éticos e conscientes da necessidade da transformação da realidade. A prática educativa proposta por Freire é vasta. Por esse motivo, compreendemos o esforço por mais estudos e apropriação desta prática por parte dos educadores e educandos brasileiros.  
id IPES_5c13c235b503701b8fdc328e903d0203
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/508
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminaresPrática Docente. Educação. ConscientizaçãoO presente artigo tem como objetivos principais: refletir sobre a prática educativo-progressista defendida por Paulo Freire; compreender a importância de uma formação docente calcada em teorias que favoreçam a autonomia dos educandos; e discutir possibilidades de docentes e discentes assumirem-se como sujeitos transformadores da realidade. Ressaltamos que este trabalho é resultado de estudos iniciais, logo a metodologia adotada foi baseada apenas por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em algumas obras do autor, dentre as quais destacamos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. De natureza qualitativa – descritiva. Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. Diante disso, aponta alternativas para a transformação da realidade educacional, enfatizando a necessidade de uma prática educativa e de uma ação crítico-reflexiva entre educadores e educandos, no que concerne ao ensino dos conteúdos escolares e a apropriação de conhecimentos necessários à essa prática. Segundo Paulo Freire, é imprescindível que esses sujeitos adotem atitudes de comparação, intervenção, escolhas, decisões e rompimentos. Portanto, que sejam seres éticos e conscientes da necessidade da transformação da realidade. A prática educativa proposta por Freire é vasta. Por esse motivo, compreendemos o esforço por mais estudos e apropriação desta prática por parte dos educadores e educandos brasileiros.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGuedes, Diego Hellere FerreiraSilva, Lucas Vieira de LimaAbreu, Márcia Kelma de Alencar2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/50810.14295/idonline.v10i31.508ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 1; 255-2661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/508/675Direitos autorais 2021 Diego Hellere Ferreira Guedes, Lucas Vieira de Lima Silva, Márcia Kelma de Alencar Abreuhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T17:49:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
title A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
spellingShingle A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
Guedes, Diego Hellere Ferreira
Prática Docente. Educação. Conscientização
title_short A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
title_full A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
title_fullStr A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
title_full_unstemmed A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
title_sort A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
author Guedes, Diego Hellere Ferreira
author_facet Guedes, Diego Hellere Ferreira
Silva, Lucas Vieira de Lima
Abreu, Márcia Kelma de Alencar
author_role author
author2 Silva, Lucas Vieira de Lima
Abreu, Márcia Kelma de Alencar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Diego Hellere Ferreira
Silva, Lucas Vieira de Lima
Abreu, Márcia Kelma de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Docente. Educação. Conscientização
topic Prática Docente. Educação. Conscientização
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivos principais: refletir sobre a prática educativo-progressista defendida por Paulo Freire; compreender a importância de uma formação docente calcada em teorias que favoreçam a autonomia dos educandos; e discutir possibilidades de docentes e discentes assumirem-se como sujeitos transformadores da realidade. Ressaltamos que este trabalho é resultado de estudos iniciais, logo a metodologia adotada foi baseada apenas por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em algumas obras do autor, dentre as quais destacamos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. De natureza qualitativa – descritiva. Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. Diante disso, aponta alternativas para a transformação da realidade educacional, enfatizando a necessidade de uma prática educativa e de uma ação crítico-reflexiva entre educadores e educandos, no que concerne ao ensino dos conteúdos escolares e a apropriação de conhecimentos necessários à essa prática. Segundo Paulo Freire, é imprescindível que esses sujeitos adotem atitudes de comparação, intervenção, escolhas, decisões e rompimentos. Portanto, que sejam seres éticos e conscientes da necessidade da transformação da realidade. A prática educativa proposta por Freire é vasta. Por esse motivo, compreendemos o esforço por mais estudos e apropriação desta prática por parte dos educadores e educandos brasileiros.  
description O presente artigo tem como objetivos principais: refletir sobre a prática educativo-progressista defendida por Paulo Freire; compreender a importância de uma formação docente calcada em teorias que favoreçam a autonomia dos educandos; e discutir possibilidades de docentes e discentes assumirem-se como sujeitos transformadores da realidade. Ressaltamos que este trabalho é resultado de estudos iniciais, logo a metodologia adotada foi baseada apenas por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em algumas obras do autor, dentre as quais destacamos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. De natureza qualitativa – descritiva. Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. Diante disso, aponta alternativas para a transformação da realidade educacional, enfatizando a necessidade de uma prática educativa e de uma ação crítico-reflexiva entre educadores e educandos, no que concerne ao ensino dos conteúdos escolares e a apropriação de conhecimentos necessários à essa prática. Segundo Paulo Freire, é imprescindível que esses sujeitos adotem atitudes de comparação, intervenção, escolhas, decisões e rompimentos. Portanto, que sejam seres éticos e conscientes da necessidade da transformação da realidade. A prática educativa proposta por Freire é vasta. Por esse motivo, compreendemos o esforço por mais estudos e apropriação desta prática por parte dos educadores e educandos brasileiros.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/508
10.14295/idonline.v10i31.508
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/508
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i31.508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/508/675
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Diego Hellere Ferreira Guedes, Lucas Vieira de Lima Silva, Márcia Kelma de Alencar Abreu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Diego Hellere Ferreira Guedes, Lucas Vieira de Lima Silva, Márcia Kelma de Alencar Abreu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 1; 255-266
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427505823744