A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859 |
Resumo: | Orientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto |
id |
UNICAMP-30_885d03a6c49bc9c567545052634f7e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::262307 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxisPedagogia críticaComunicação na educaçãoPraxis (Filosofia)ConscientizaçãoOrientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura, em inglês para adolescentes brasileiros. Para refletir sobre a viabilidade de tal projeto, é analisado, através de uma metodologia etnográfica de auto-observação em sala de aula, como certos conceitos centrais vindos da pedagogia freireana e das áreas de leitura e letramento crítico são concretizados na prática pedagógica. As investigações teóricas e as análises de interação em sala de aula (realizadas sob o ponto de vista neo-vygotskiano) sugerem que o conceito central da pedagogia freireana - o da conscientização dialógica - ao mesmo tempo em que é de grande inspiração para o professor de leitura crítica, pode apresentar problemas especiais. Especula-se que a tensão presente na própria visão freireana entre a urgência de mudar o mundo e a importância da dialogia pode re-aparecer como tensão no trabalho do professor. Conclui-se que a auto-observação em sala de aula é particularmente importante para o professor de língua estrangeira, uma vez que oferece elementos para o diálogo entre teoria e prática, fornecendo assim dados preciosos para a práxis freireanaAbstract: This dissertation aimed to investigate the possibility of elaborating a critical pedagogy focusing reading in English for Brazilian adolescents. In order to judge the viability of such a project an auto-observational classroom etbnography was undertaken to analyse how certain central concepts from Freirean, literacy and reading theories are concretized in pedagogical practices. The theoritical investigations, together with the analyses of classroom interactions (undertaken from a neo-vygotskian point of view), suggest that the central concept of Freirean pedagogy - that of dialogicalconsciousnessraising- although it greatly inspires teacher of critical reading, can also be a problem for them. A hypothesis is put forward that the tension present in Freirean theory itself between the urgency of bringing about change and the importance of dialogue may reappear in the practice of teaching. The dissertation concludes that self-observation in the classroom is particularly important for the teacher of foreign language, since it offers a rich source of data for the studies of the relationship between theory and practice, and for a more profound understanding of Freirean praxisMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Souza, Lynn Mário T. M.Maher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiquelante, Marileuza Ascencio20022002-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf243p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/262307porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:39:49Zoai::262307Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
title |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
spellingShingle |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis Miquelante, Marileuza Ascencio Pedagogia crítica Comunicação na educação Praxis (Filosofia) Conscientização |
title_short |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
title_full |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
title_fullStr |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
title_full_unstemmed |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
title_sort |
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis |
author |
Miquelante, Marileuza Ascencio |
author_facet |
Miquelante, Marileuza Ascencio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943- Souza, Lynn Mário T. M. Maher, Terezinha de Jesus Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miquelante, Marileuza Ascencio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica Comunicação na educação Praxis (Filosofia) Conscientização |
topic |
Pedagogia crítica Comunicação na educação Praxis (Filosofia) Conscientização |
description |
Orientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-11-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859 MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/262307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 243p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248443383382016 |