A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miquelante, Marileuza Ascencio
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859
Resumo: Orientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto
id UNICAMP-30_885d03a6c49bc9c567545052634f7e60
oai_identifier_str oai::262307
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxisPedagogia críticaComunicação na educaçãoPraxis (Filosofia)ConscientizaçãoOrientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura, em inglês para adolescentes brasileiros. Para refletir sobre a viabilidade de tal projeto, é analisado, através de uma metodologia etnográfica de auto-observação em sala de aula, como certos conceitos centrais vindos da pedagogia freireana e das áreas de leitura e letramento crítico são concretizados na prática pedagógica. As investigações teóricas e as análises de interação em sala de aula (realizadas sob o ponto de vista neo-vygotskiano) sugerem que o conceito central da pedagogia freireana - o da conscientização dialógica - ao mesmo tempo em que é de grande inspiração para o professor de leitura crítica, pode apresentar problemas especiais. Especula-se que a tensão presente na própria visão freireana entre a urgência de mudar o mundo e a importância da dialogia pode re-aparecer como tensão no trabalho do professor. Conclui-se que a auto-observação em sala de aula é particularmente importante para o professor de língua estrangeira, uma vez que oferece elementos para o diálogo entre teoria e prática, fornecendo assim dados preciosos para a práxis freireanaAbstract: This dissertation aimed to investigate the possibility of elaborating a critical pedagogy focusing reading in English for Brazilian adolescents. In order to judge the viability of such a project an auto-observational classroom etbnography was undertaken to analyse how certain central concepts from Freirean, literacy and reading theories are concretized in pedagogical practices. The theoritical investigations, together with the analyses of classroom interactions (undertaken from a neo-vygotskian point of view), suggest that the central concept of Freirean pedagogy - that of dialogicalconsciousnessraising- although it greatly inspires teacher of critical reading, can also be a problem for them. A hypothesis is put forward that the tension present in Freirean theory itself between the urgency of bringing about change and the importance of dialogue may reappear in the practice of teaching. The dissertation concludes that self-observation in the classroom is particularly important for the teacher of foreign language, since it offers a rich source of data for the studies of the relationship between theory and practice, and for a more profound understanding of Freirean praxisMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Souza, Lynn Mário T. M.Maher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiquelante, Marileuza Ascencio20022002-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf243p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/262307porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:39:49Zoai::262307Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
title A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
spellingShingle A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
Miquelante, Marileuza Ascencio
Pedagogia crítica
Comunicação na educação
Praxis (Filosofia)
Conscientização
title_short A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
title_full A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
title_fullStr A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
title_full_unstemmed A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
title_sort A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
author Miquelante, Marileuza Ascencio
author_facet Miquelante, Marileuza Ascencio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Souza, Lynn Mário T. M.
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miquelante, Marileuza Ascencio
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Comunicação na educação
Praxis (Filosofia)
Conscientização
topic Pedagogia crítica
Comunicação na educação
Praxis (Filosofia)
Conscientização
description Orientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859
MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles: interação, auto-observação, praxis. 2002. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/262307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
243p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248443383382016