A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519 |
Resumo: | O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência, que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno, há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade. |
id |
IPES_67288f3b308a7197d49bda7565ca61db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1519 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e PossibilidadesAprendizagem,Autismo,Inclusão educacionalO presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência, que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno, há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Marìlia Marluce daNunes, Cícera AlvesSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/151910.14295/idonline.v13i43.1519ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 151-1631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519/2270Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
title |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
spellingShingle |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades Silva, Marìlia Marluce da Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional |
title_short |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
title_full |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
title_fullStr |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
title_full_unstemmed |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
title_sort |
A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades |
author |
Silva, Marìlia Marluce da |
author_facet |
Silva, Marìlia Marluce da Nunes, Cícera Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cícera Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marìlia Marluce da Nunes, Cícera Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional |
topic |
Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência, que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno, há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade. |
description |
O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência, que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno, há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519 10.14295/idonline.v13i43.1519 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i43.1519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519/2270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 151-163 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426464587776 |