A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marìlia Marluce da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Cícera Alves, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519
Resumo: O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência,  que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno,  há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade.  
id IPES_67288f3b308a7197d49bda7565ca61db
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1519
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e PossibilidadesAprendizagem,Autismo,Inclusão educacionalO presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência,  que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno,  há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Marìlia Marluce daNunes, Cícera AlvesSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/151910.14295/idonline.v13i43.1519ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 151-1631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519/2270Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
title A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
spellingShingle A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
Silva, Marìlia Marluce da
Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional
title_short A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
title_full A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
title_fullStr A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
title_full_unstemmed A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
title_sort A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades
author Silva, Marìlia Marluce da
author_facet Silva, Marìlia Marluce da
Nunes, Cícera Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Nunes, Cícera Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marìlia Marluce da
Nunes, Cícera Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional
topic Aprendizagem,Autismo,Inclusão educacional
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência,  que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno,  há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade.  
description O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência,  que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno,  há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519
10.14295/idonline.v13i43.1519
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i43.1519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1519/2270
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Marìlia Marluce da Silva, Cícera Alves Nunes, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 151-163
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426464587776