Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588 |
Resumo: | As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários. |
id |
IPES_69613128055c172b405306b835d27f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1588 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagemAprendizagem universitária, Metodologias ativas, CompetiçõesAs competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFernandes, Rivalina Maria MacêdoBezerra, Martha Maria MacêdoBarretto, Julyanne de Oliveira PaesFarias, Athena de Albuquerque2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/158810.14295/idonline.v12i42.1588ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 861-8751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588/2345Direitos autorais 2021 Rivalina Maria Macêdo Fernandes, Martha Maria Macêdo Bezerra, Julyanne de Oliveira Paes Barretto, Athena de Albuquerque Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
title |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
spellingShingle |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem Fernandes, Rivalina Maria Macêdo Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições |
title_short |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
title_full |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
title_fullStr |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
title_sort |
Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem |
author |
Fernandes, Rivalina Maria Macêdo |
author_facet |
Fernandes, Rivalina Maria Macêdo Bezerra, Martha Maria Macêdo Barretto, Julyanne de Oliveira Paes Farias, Athena de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Martha Maria Macêdo Barretto, Julyanne de Oliveira Paes Farias, Athena de Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rivalina Maria Macêdo Bezerra, Martha Maria Macêdo Barretto, Julyanne de Oliveira Paes Farias, Athena de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições |
topic |
Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários. |
description |
As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588 10.14295/idonline.v12i42.1588 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588/2345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rivalina Maria Macêdo Fernandes, Martha Maria Macêdo Bezerra, Julyanne de Oliveira Paes Barretto, Athena de Albuquerque Farias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rivalina Maria Macêdo Fernandes, Martha Maria Macêdo Bezerra, Julyanne de Oliveira Paes Barretto, Athena de Albuquerque Farias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 861-875 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433708150784 |