Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. |
id |
IPES_6b68e7b4e1a8aeaed251cbfecdb9aaef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2811 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents BehaviorPandemia; Criança; AdolescenteObjetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCentro Universitário de PatosSouza, Patrícia Bezerra deSantos, Jéssica BenevidesHolanda, Vilma Raquel Lima Ramalho deGondim, Thaiza Milaynne Gomes de SáDantas, Teodoro AraújoSousa, Milena Nunes Alves de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/281110.14295/idonline.v14i53.2811ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-9781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
spellingShingle |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior Souza, Patrícia Bezerra de Pandemia; Criança; Adolescente |
title_short |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_full |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_fullStr |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_full_unstemmed |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_sort |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
author |
Souza, Patrícia Bezerra de |
author_facet |
Souza, Patrícia Bezerra de Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Patos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patrícia Bezerra de Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia; Criança; Adolescente |
topic |
Pandemia; Criança; Adolescente |
description |
Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 10.14295/idonline.v14i53.2811 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-978 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957847121920 |