Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patrícia Bezerra de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Jéssica Benevides, Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de, Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá, Dantas, Teodoro Araújo, Sousa, Milena Nunes Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811
Resumo: Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. 
id IPES_8c6854aa3c9507f079f38e57837069e6
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2811
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents BehaviorPandemia; Criança; AdolescenteObjetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCentro Universitário de PatosSouza, Patrícia Bezerra deSantos, Jéssica BenevidesHolanda, Vilma Raquel Lima Ramalho deGondim, Thaiza Milaynne Gomes de SáDantas, Teodoro AraújoSousa, Milena Nunes Alves de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/281110.14295/idonline.v14i53.2811ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-9781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
title Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
spellingShingle Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
Souza, Patrícia Bezerra de
Pandemia; Criança; Adolescente
title_short Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
title_full Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
title_fullStr Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
title_full_unstemmed Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
title_sort Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
author Souza, Patrícia Bezerra de
author_facet Souza, Patrícia Bezerra de
Santos, Jéssica Benevides
Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de
Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá
Dantas, Teodoro Araújo
Sousa, Milena Nunes Alves de
author_role author
author2 Santos, Jéssica Benevides
Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de
Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá
Dantas, Teodoro Araújo
Sousa, Milena Nunes Alves de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário de Patos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patrícia Bezerra de
Santos, Jéssica Benevides
Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de
Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá
Dantas, Teodoro Araújo
Sousa, Milena Nunes Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia; Criança; Adolescente
topic Pandemia; Criança; Adolescente
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. 
description Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811
10.14295/idonline.v14i53.2811
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-978
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435300937728