Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Kátia Patrício
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Macêdo, Maria Erilúcia Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411
Resumo: Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).
id IPES_6caf51917a494c25e9b6ce4951e805f2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2411
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and EntrepreneursEmpreendedorismo; empreendedorismo feminino; chefas de domicílio.Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMaria Erilucia Cruz MacêdoFélix, Kátia PatrícioMacêdo, Maria Erilúcia Cruz2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/241110.14295/idonline.v14i50.2411ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 127-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411/3827Direitos autorais 2021 Kátia Patrício Félix, Maria Erilúcia Cruz Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
title Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
spellingShingle Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
Félix, Kátia Patrício
Empreendedorismo; empreendedorismo feminino; chefas de domicílio.
title_short Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
title_full Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
title_fullStr Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
title_full_unstemmed Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
title_sort Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
author Félix, Kátia Patrício
author_facet Félix, Kátia Patrício
Macêdo, Maria Erilúcia Cruz
author_role author
author2 Macêdo, Maria Erilúcia Cruz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Erilucia Cruz Macêdo
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Kátia Patrício
Macêdo, Maria Erilúcia Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo; empreendedorismo feminino; chefas de domicílio.
topic Empreendedorismo; empreendedorismo feminino; chefas de domicílio.
dc.description.none.fl_txt_mv Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).
description Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411
10.14295/idonline.v14i50.2411
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411/3827
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Kátia Patrício Félix, Maria Erilúcia Cruz Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Kátia Patrício Félix, Maria Erilúcia Cruz Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 127-138
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433739608064