Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411 |
Resumo: | Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo). |
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Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and EntrepreneursEmpreendedorismo; empreendedorismo feminino; chefas de domicílio.Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMaria Erilucia Cruz MacêdoFélix, Kátia PatrícioMacêdo, Maria Erilúcia Cruz2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/241110.14295/idonline.v14i50.2411ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 127-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2411/3827Direitos autorais 2021 Kátia Patrício Félix, Maria Erilúcia Cruz Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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