Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria Aldenora Alves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472
Resumo: Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola,  explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. 
id IPES_6d978051db1f026e715df27160d503a9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1472
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a AprendizagemDislexia. Consequências. AprendizagemEste artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola,  explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSá, Maria Aldenora Alves deMenezes, Aurelania Maria de CarvalhoSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/147210.14295/idonline.v12i42.1472ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 579-5871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472/2102Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
title Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
spellingShingle Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
Sá, Maria Aldenora Alves de
Dislexia. Consequências. Aprendizagem
title_short Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
title_full Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
title_fullStr Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
title_full_unstemmed Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
title_sort Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
author Sá, Maria Aldenora Alves de
author_facet Sá, Maria Aldenora Alves de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Maria Aldenora Alves de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia. Consequências. Aprendizagem
topic Dislexia. Consequências. Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola,  explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. 
description Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola,  explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472
10.14295/idonline.v12i42.1472
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 579-587
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433274040320