Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472 |
Resumo: | Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola, explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. |
id |
IPES_6d978051db1f026e715df27160d503a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1472 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a AprendizagemDislexia. Consequências. AprendizagemEste artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola, explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSá, Maria Aldenora Alves deMenezes, Aurelania Maria de CarvalhoSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/147210.14295/idonline.v12i42.1472ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 579-5871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472/2102Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
title |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
spellingShingle |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem Sá, Maria Aldenora Alves de Dislexia. Consequências. Aprendizagem |
title_short |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
title_full |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
title_fullStr |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
title_sort |
Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem |
author |
Sá, Maria Aldenora Alves de |
author_facet |
Sá, Maria Aldenora Alves de Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Maria Aldenora Alves de Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia. Consequências. Aprendizagem |
topic |
Dislexia. Consequências. Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola, explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. |
description |
Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola, explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472 10.14295/idonline.v12i42.1472 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1472/2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Aldenora Alves de Sá, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 579-587 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433274040320 |