Escola, família e aprendizagem: uma articulação possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Mônica Maria Siqueira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Duarte, Antônia Edileusa Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/140
Resumo: A interação entre escola e família deve basear-se numa relação recíproca para que se criem condições para o aprendizado da criança. A família constitui-se como peça fundamental no processo educacional, impondo-se como uma variável decisiva no desenvolvimento emocional e de aprendizagem. No entanto, não se constitui como alternativa exclusiva. A escola, e mais diretamente o professor, parecem também possuir papéis relevantes no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Família/escola-professor estão atrelados numa relação de constituição do ser humano, relação esta estabelecida no afeto, cooperação mutua e consciência do papel que cada um deve exercer no processo de construção da aprendizagem. Aprender está vinculado ao ato de educar, e educar não é tarefa exclusiva da escola, dos professores ou dos pais; mas de todos, num processo de educar e educar-se. Este artigo pretende despertar no leitor reflexões acerca da possível relação entre estas instituições, percebendo o quanto esta parceria poderá ser agente promocional do sucesso pessoal e escolar da criança.
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