Escola, família e aprendizagem: uma articulação possível
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/140 |
Resumo: | A interação entre escola e família deve basear-se numa relação recíproca para que se criem condições para o aprendizado da criança. A família constitui-se como peça fundamental no processo educacional, impondo-se como uma variável decisiva no desenvolvimento emocional e de aprendizagem. No entanto, não se constitui como alternativa exclusiva. A escola, e mais diretamente o professor, parecem também possuir papéis relevantes no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Família/escola-professor estão atrelados numa relação de constituição do ser humano, relação esta estabelecida no afeto, cooperação mutua e consciência do papel que cada um deve exercer no processo de construção da aprendizagem. Aprender está vinculado ao ato de educar, e educar não é tarefa exclusiva da escola, dos professores ou dos pais; mas de todos, num processo de educar e educar-se. Este artigo pretende despertar no leitor reflexões acerca da possível relação entre estas instituições, percebendo o quanto esta parceria poderá ser agente promocional do sucesso pessoal e escolar da criança. |
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Escola, família e aprendizagem: uma articulação possívelFamília, Escola, Aprendizagem.A interação entre escola e família deve basear-se numa relação recíproca para que se criem condições para o aprendizado da criança. A família constitui-se como peça fundamental no processo educacional, impondo-se como uma variável decisiva no desenvolvimento emocional e de aprendizagem. No entanto, não se constitui como alternativa exclusiva. A escola, e mais diretamente o professor, parecem também possuir papéis relevantes no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Família/escola-professor estão atrelados numa relação de constituição do ser humano, relação esta estabelecida no afeto, cooperação mutua e consciência do papel que cada um deve exercer no processo de construção da aprendizagem. Aprender está vinculado ao ato de educar, e educar não é tarefa exclusiva da escola, dos professores ou dos pais; mas de todos, num processo de educar e educar-se. Este artigo pretende despertar no leitor reflexões acerca da possível relação entre estas instituições, percebendo o quanto esta parceria poderá ser agente promocional do sucesso pessoal e escolar da criança.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDamasceno, Mônica Maria SiqueiraDuarte, Antônia Edileusa Carvalho2008-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/14010.14295/idonline.v2i6.140ID on line. Revista de psicologia; v. 2, n. 6 (2008); 31-431981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/140/140Direitos autorais 2021 Mônica Maria Siqueira Damasceno, Antônia Edileusa Carvalho Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:32Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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A interação entre escola e família deve basear-se numa relação recíproca para que se criem condições para o aprendizado da criança. A família constitui-se como peça fundamental no processo educacional, impondo-se como uma variável decisiva no desenvolvimento emocional e de aprendizagem. No entanto, não se constitui como alternativa exclusiva. A escola, e mais diretamente o professor, parecem também possuir papéis relevantes no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Família/escola-professor estão atrelados numa relação de constituição do ser humano, relação esta estabelecida no afeto, cooperação mutua e consciência do papel que cada um deve exercer no processo de construção da aprendizagem. Aprender está vinculado ao ato de educar, e educar não é tarefa exclusiva da escola, dos professores ou dos pais; mas de todos, num processo de educar e educar-se. Este artigo pretende despertar no leitor reflexões acerca da possível relação entre estas instituições, percebendo o quanto esta parceria poderá ser agente promocional do sucesso pessoal e escolar da criança. |
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