Relações família-escola e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71886 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos. |
id |
UFRGS-2_29c4a2a7d5e7aee97d9d0300cdd2fe1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71886 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Flávia deSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/71886000880050O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos.application/pdfporRelação escola-famíliaAprendizagemRelações família-escola e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880050.pdf000880050.pdfTexto completoapplication/pdf272097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/1/000880050.pdf25bacd105d21fae77bf93d613322e73dMD51TEXT000880050.pdf.txt000880050.pdf.txtExtracted Texttext/plain111049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/2/000880050.pdf.txtc34fbc55bc552c15bf4c952d6c05e627MD52THUMBNAIL000880050.pdf.jpg000880050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/3/000880050.pdf.jpg79f67c54a8d44080a61cd9faa6379296MD5310183/718862018-10-17 07:57:52.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações família-escola e aprendizagem |
title |
Relações família-escola e aprendizagem |
spellingShingle |
Relações família-escola e aprendizagem Souza, Flávia de Relação escola-família Aprendizagem |
title_short |
Relações família-escola e aprendizagem |
title_full |
Relações família-escola e aprendizagem |
title_fullStr |
Relações família-escola e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Relações família-escola e aprendizagem |
title_sort |
Relações família-escola e aprendizagem |
author |
Souza, Flávia de |
author_facet |
Souza, Flávia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flávia de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Aprendizagem |
topic |
Relação escola-família Aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71886 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880050 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71886 |
identifier_str_mv |
000880050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/1/000880050.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/2/000880050.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/3/000880050.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25bacd105d21fae77bf93d613322e73d c34fbc55bc552c15bf4c952d6c05e627 79f67c54a8d44080a61cd9faa6379296 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447528534016 |