Relações família-escola e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71886
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos.
id UFRGS-2_29c4a2a7d5e7aee97d9d0300cdd2fe1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71886
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Flávia deSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/71886000880050O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos.application/pdfporRelação escola-famíliaAprendizagemRelações família-escola e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880050.pdf000880050.pdfTexto completoapplication/pdf272097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/1/000880050.pdf25bacd105d21fae77bf93d613322e73dMD51TEXT000880050.pdf.txt000880050.pdf.txtExtracted Texttext/plain111049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/2/000880050.pdf.txtc34fbc55bc552c15bf4c952d6c05e627MD52THUMBNAIL000880050.pdf.jpg000880050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/3/000880050.pdf.jpg79f67c54a8d44080a61cd9faa6379296MD5310183/718862018-10-17 07:57:52.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações família-escola e aprendizagem
title Relações família-escola e aprendizagem
spellingShingle Relações família-escola e aprendizagem
Souza, Flávia de
Relação escola-família
Aprendizagem
title_short Relações família-escola e aprendizagem
title_full Relações família-escola e aprendizagem
title_fullStr Relações família-escola e aprendizagem
title_full_unstemmed Relações família-escola e aprendizagem
title_sort Relações família-escola e aprendizagem
author Souza, Flávia de
author_facet Souza, Flávia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
contributor_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Aprendizagem
topic Relação escola-família
Aprendizagem
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880050
url http://hdl.handle.net/10183/71886
identifier_str_mv 000880050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/1/000880050.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/2/000880050.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71886/3/000880050.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25bacd105d21fae77bf93d613322e73d
c34fbc55bc552c15bf4c952d6c05e627
79f67c54a8d44080a61cd9faa6379296
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447528534016