Trabalhando os conceitos de autoconhecimento e autoconsciência com metodologia vivencial
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/126 |
Resumo: | O autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades inter-pessoais constitui um dos pressupostos que fundamentam a proposta dos currículos das Ciências Humanas, dentre as quais, as Ciências Sociais. O presente estudo aborda a aplicação de metodologia vivencial na área de ensino das Ciências Sociais, no desenvolvimento de habilidades como a empatia e o diálogo entre acadêmicos do referido curso. O estudo foi conduzido a partir do material coletado numa atividade vivencial proposta para os alunos da disciplina de Psicologia Social do 3ª semestre do curso de Ciências Sociais da universidade Regional do Cariri em Crato-CE. Nessa experiência, foram trabalhados os conceitos de autoconhecimento e autoconsciência através de técnicas de relaxamento, visualização e desenho. De início os alunos foram estimulados a um relaxamento leve, com a finalidade de facilitar a experiência de visualização. Em seguida, a entrarem em contato com experiências pessoais, onde sentiram-se fortalecidos em suas ações, decisões ou comportamentos. O passo seguinte foi a expressão de si mesmo através de um desenho e o compartilhar com os colegas das impressões de si mesmos eliciadas na experiência, através dos desenhos. Os resultados apareceram de forma contrastante, evocando tanto sentimentos positivos de possibilidade e segurança, como sentimentos negativos, experienciados na forma de incerteza. Concluímos pois, que a metodologia vivencial proporcionou aos estudantes um aprendizado em termos de autoconhecimento e conhecimento do outro, além do desenvolvimento de recursos internos para uma vida melhor. |
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Trabalhando os conceitos de autoconhecimento e autoconsciência com metodologia vivencialMetodologia; Vivência; AutoconhecimentoO autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades inter-pessoais constitui um dos pressupostos que fundamentam a proposta dos currículos das Ciências Humanas, dentre as quais, as Ciências Sociais. O presente estudo aborda a aplicação de metodologia vivencial na área de ensino das Ciências Sociais, no desenvolvimento de habilidades como a empatia e o diálogo entre acadêmicos do referido curso. O estudo foi conduzido a partir do material coletado numa atividade vivencial proposta para os alunos da disciplina de Psicologia Social do 3ª semestre do curso de Ciências Sociais da universidade Regional do Cariri em Crato-CE. Nessa experiência, foram trabalhados os conceitos de autoconhecimento e autoconsciência através de técnicas de relaxamento, visualização e desenho. De início os alunos foram estimulados a um relaxamento leve, com a finalidade de facilitar a experiência de visualização. Em seguida, a entrarem em contato com experiências pessoais, onde sentiram-se fortalecidos em suas ações, decisões ou comportamentos. O passo seguinte foi a expressão de si mesmo através de um desenho e o compartilhar com os colegas das impressões de si mesmos eliciadas na experiência, através dos desenhos. Os resultados apareceram de forma contrastante, evocando tanto sentimentos positivos de possibilidade e segurança, como sentimentos negativos, experienciados na forma de incerteza. Concluímos pois, que a metodologia vivencial proporcionou aos estudantes um aprendizado em termos de autoconhecimento e conhecimento do outro, além do desenvolvimento de recursos internos para uma vida melhor.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Gislene Farias deDamasceno, Mônica Maria SiqueiraBezerra, Francisco Wellery GomesSilva, Francisco Steferson da2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/12610.14295/idonline.v3i7.126ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 5-131981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/126/126Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira, Mônica Maria Siqueira Damasceno, Francisco Wellery Gomes Bezerra, Francisco Steferson da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades inter-pessoais constitui um dos pressupostos que fundamentam a proposta dos currículos das Ciências Humanas, dentre as quais, as Ciências Sociais. O presente estudo aborda a aplicação de metodologia vivencial na área de ensino das Ciências Sociais, no desenvolvimento de habilidades como a empatia e o diálogo entre acadêmicos do referido curso. O estudo foi conduzido a partir do material coletado numa atividade vivencial proposta para os alunos da disciplina de Psicologia Social do 3ª semestre do curso de Ciências Sociais da universidade Regional do Cariri em Crato-CE. Nessa experiência, foram trabalhados os conceitos de autoconhecimento e autoconsciência através de técnicas de relaxamento, visualização e desenho. De início os alunos foram estimulados a um relaxamento leve, com a finalidade de facilitar a experiência de visualização. Em seguida, a entrarem em contato com experiências pessoais, onde sentiram-se fortalecidos em suas ações, decisões ou comportamentos. O passo seguinte foi a expressão de si mesmo através de um desenho e o compartilhar com os colegas das impressões de si mesmos eliciadas na experiência, através dos desenhos. Os resultados apareceram de forma contrastante, evocando tanto sentimentos positivos de possibilidade e segurança, como sentimentos negativos, experienciados na forma de incerteza. Concluímos pois, que a metodologia vivencial proporcionou aos estudantes um aprendizado em termos de autoconhecimento e conhecimento do outro, além do desenvolvimento de recursos internos para uma vida melhor. |
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