Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Sheyla dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Cicera Alves Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728
Resumo: Pensando na ruptura de que a afetividade não é relevante na aprendizagem da criança na educação infantil, apresentamos neste trabalho de conclusão de curso uma reflexão a partir da possibilidade de uma educação possível no sentido de alavancar um olhar ativo que auxilie em métodos concretos e eficazes para o ensino aprendizagem. Portanto, o objetivo principal aqui explicitado atentou para todos envolvidos no processo educativo como: alunos, professores, pais e escola de forma que compreendam que a aprendizagem acontece mais rápida quando existe afeto entre ambas as partes, e assim demonstrar a importância para que a criança possa desenvolver de forma significativa a aprendizagem  na sala de aula,  ter um bom relacionamento não só com o professor, mais também com os colegas e com a família. Ainda nesta mesma linha de pesquisa buscou-se compreender que afetividade e a aprendizagem têm influência fundamental que garante que o aluno aprenda. Enfatizar o valor do relacionamento com professor/aluno, família/escola. Integrar família e escola para que assim os laços fiquem mais firmes. A intenção deste trabalho de pesquisa científica foi refletir a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem, fazendo uma ponte à perspectiva de Henri Wallon, como teórico principal na pesquisa e outros no sentido se dialogar sobre os pontos que preconizam ressaltando que tendo em vista as suas ideias e sucessos que permearam na educação ao longo dos tempos. Neste sentido, teve como propósito discutir à importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Foi possível perceber que é preciso haver uma boa relação entre professor/aluno, família/escola para que a aprendizagem da criança aconteça à afetividade tem que estar presente. Palavras-Chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor/aluno.Família/Escola.
id IPES_70f9ecf6f9713e4f3b77b22e8854576b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2728
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri WallonPensando na ruptura de que a afetividade não é relevante na aprendizagem da criança na educação infantil, apresentamos neste trabalho de conclusão de curso uma reflexão a partir da possibilidade de uma educação possível no sentido de alavancar um olhar ativo que auxilie em métodos concretos e eficazes para o ensino aprendizagem. Portanto, o objetivo principal aqui explicitado atentou para todos envolvidos no processo educativo como: alunos, professores, pais e escola de forma que compreendam que a aprendizagem acontece mais rápida quando existe afeto entre ambas as partes, e assim demonstrar a importância para que a criança possa desenvolver de forma significativa a aprendizagem  na sala de aula,  ter um bom relacionamento não só com o professor, mais também com os colegas e com a família. Ainda nesta mesma linha de pesquisa buscou-se compreender que afetividade e a aprendizagem têm influência fundamental que garante que o aluno aprenda. Enfatizar o valor do relacionamento com professor/aluno, família/escola. Integrar família e escola para que assim os laços fiquem mais firmes. A intenção deste trabalho de pesquisa científica foi refletir a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem, fazendo uma ponte à perspectiva de Henri Wallon, como teórico principal na pesquisa e outros no sentido se dialogar sobre os pontos que preconizam ressaltando que tendo em vista as suas ideias e sucessos que permearam na educação ao longo dos tempos. Neste sentido, teve como propósito discutir à importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Foi possível perceber que é preciso haver uma boa relação entre professor/aluno, família/escola para que a aprendizagem da criança aconteça à afetividade tem que estar presente. Palavras-Chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor/aluno.Família/Escola.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Amanda Sheyla dosLopes, Cicera Alves Nunes2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/272810.14295/idonline.v14i52.2728ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 525-5401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728/4290Direitos autorais 2021 Amanda Sheyla dos Santos, Cicera Alves Nunes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:05:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
title Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
spellingShingle Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
Santos, Amanda Sheyla dos
title_short Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
title_full Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
title_fullStr Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
title_full_unstemmed Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
title_sort Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon
author Santos, Amanda Sheyla dos
author_facet Santos, Amanda Sheyla dos
Lopes, Cicera Alves Nunes
author_role author
author2 Lopes, Cicera Alves Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Sheyla dos
Lopes, Cicera Alves Nunes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Pensando na ruptura de que a afetividade não é relevante na aprendizagem da criança na educação infantil, apresentamos neste trabalho de conclusão de curso uma reflexão a partir da possibilidade de uma educação possível no sentido de alavancar um olhar ativo que auxilie em métodos concretos e eficazes para o ensino aprendizagem. Portanto, o objetivo principal aqui explicitado atentou para todos envolvidos no processo educativo como: alunos, professores, pais e escola de forma que compreendam que a aprendizagem acontece mais rápida quando existe afeto entre ambas as partes, e assim demonstrar a importância para que a criança possa desenvolver de forma significativa a aprendizagem  na sala de aula,  ter um bom relacionamento não só com o professor, mais também com os colegas e com a família. Ainda nesta mesma linha de pesquisa buscou-se compreender que afetividade e a aprendizagem têm influência fundamental que garante que o aluno aprenda. Enfatizar o valor do relacionamento com professor/aluno, família/escola. Integrar família e escola para que assim os laços fiquem mais firmes. A intenção deste trabalho de pesquisa científica foi refletir a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem, fazendo uma ponte à perspectiva de Henri Wallon, como teórico principal na pesquisa e outros no sentido se dialogar sobre os pontos que preconizam ressaltando que tendo em vista as suas ideias e sucessos que permearam na educação ao longo dos tempos. Neste sentido, teve como propósito discutir à importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Foi possível perceber que é preciso haver uma boa relação entre professor/aluno, família/escola para que a aprendizagem da criança aconteça à afetividade tem que estar presente. Palavras-Chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor/aluno.Família/Escola.
description Pensando na ruptura de que a afetividade não é relevante na aprendizagem da criança na educação infantil, apresentamos neste trabalho de conclusão de curso uma reflexão a partir da possibilidade de uma educação possível no sentido de alavancar um olhar ativo que auxilie em métodos concretos e eficazes para o ensino aprendizagem. Portanto, o objetivo principal aqui explicitado atentou para todos envolvidos no processo educativo como: alunos, professores, pais e escola de forma que compreendam que a aprendizagem acontece mais rápida quando existe afeto entre ambas as partes, e assim demonstrar a importância para que a criança possa desenvolver de forma significativa a aprendizagem  na sala de aula,  ter um bom relacionamento não só com o professor, mais também com os colegas e com a família. Ainda nesta mesma linha de pesquisa buscou-se compreender que afetividade e a aprendizagem têm influência fundamental que garante que o aluno aprenda. Enfatizar o valor do relacionamento com professor/aluno, família/escola. Integrar família e escola para que assim os laços fiquem mais firmes. A intenção deste trabalho de pesquisa científica foi refletir a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem, fazendo uma ponte à perspectiva de Henri Wallon, como teórico principal na pesquisa e outros no sentido se dialogar sobre os pontos que preconizam ressaltando que tendo em vista as suas ideias e sucessos que permearam na educação ao longo dos tempos. Neste sentido, teve como propósito discutir à importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Foi possível perceber que é preciso haver uma boa relação entre professor/aluno, família/escola para que a aprendizagem da criança aconteça à afetividade tem que estar presente. Palavras-Chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor/aluno.Família/Escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728
10.14295/idonline.v14i52.2728
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728/4290
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amanda Sheyla dos Santos, Cicera Alves Nunes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amanda Sheyla dos Santos, Cicera Alves Nunes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 525-540
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432448811008